Maia ata­ca pro­pos­ta de ga­rim­po em ter­ra in­dí­ge­na

Pre­si­den­te da Câ­ma­ra diz que ar­qui­va­rá pro­je­to que au­to­ri­za ati­vi­da­de nas áre­as de­mar­ca­das, pro­pos­ta pe­lo go­ver­no

O Estado de S. Paulo - - Política - Ma­ri­a­na Hau­bert / BRA­SÍ­LIA

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), cri­ti­cou on­tem o pro­je­to que o go­ver­no pre­ten­de en­vi­ar ao Con­gres­so pa­ra le­ga­li­zar a mi­ne­ra­ção em ter­ras in­dí­ge­nas e dis­se que o País não cres­ce­rá ape­nas com as re­for­mas econô­mi­cas. Em en­tre­vis­ta ao ca­nal Glo­boNews, Maia dis­se que vai ar­qui­var a pro­pos­ta se ela che­gar à Ca­sa.

“A ar­gu­men­ta­ção que eu vi ho­je do mi­nis­tro (Ben­to Al­bu­quer­que, de Mi­nas e Ener­gia) não es­tá ade­qua­da. Não é por­que tem ga­rim­po ilegal que a gen­te vai tra­tar de le­ga­li­zar o ga­rim­po. Te­mos que, pri­mei­ro, com­ba­ter o que é ilegal e fa­zer um am­plo de­ba­te so­bre es­se te­ma. O te­ma do ga­rim­po não é sim­ples e o te­ma do ga­rim­po em ter­ra in­dí­ge­na é mais com­ple­xo ain­da”, afir­mou Maia, ao sair de um even­to na Câ­ma­ra.

Pa­ra ele, o Es­ta­do bra­si­lei­ro pre­ci­sa cum­prir sua par­te no com­ba­te ao que é ilegal e de­pois dis­cu­tir se há es­pa­ço e quais são as con­di­ções pa­ra avan­çar com o de­ba­te so­bre o te­ma.

Maia tam­bém cri­ti­cou o go­ver­no por não pro­mo­ver um mai­or diá­lo­go so­bre o pro­je­to e lem­brou que ele de­ve­rá ser apre­sen­ta­do no mo­men­to em que o Bra­sil é cri­ti­ca­do no ex­te­ri­or em re­la­ção a pro­ble­mas no meio am­bi­en­te.

“As re­for­mas, por si só, não vão fa­zer es­te Bra­sil cres­cer. A pro­te­ção do meio am­bi­en­te, nos­sa de­mo­cra­cia, o bom diá­lo­go com nos­sos vi­zi­nhos e com ou­tros paí­ses é que vai fa­zer es­se País cres­cer”, afir­mou.

Em agos­to, o Es­ta­do mos­trou que a de­ter­mi­na­ção do go­ver­no fe­de­ral de per­mi­tir a ex­plo­ra­ção mi­ne­ral em ter­ras in­dí­ge­nas tem po­ten­ci­al pa­ra afe­tar qua­se um ter­ço das re­ser­vas no País.

Pre­vis­ta na Cons­ti­tui­ção de 1988, a ati­vi­da­de em ter­ri­tó­ri­os de­mar­ca­dos nun­ca foi re­gu­la­men­ta­da e é al­vo de dis­cus­são no Con­gres­so há dé­ca­das. O as­sun­to foi tra­ta­do com in­sis­tên­cia pe­lo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, de­cla­ra­da­men­te fa­vo­rá­vel à mi­ne­ra­ção em áre­as in­dí­ge­nas, in­clu­si­ve de­mar­ca­das.

Se­gun­do cál­cu­los do Ins­ti­tu­to So­ci­o­am­bi­en­tal (ISA), ha­via em agos­to 4.332 re­que­ri­men­tos pa­ra ex­plo­ra­ção do sub­so­lo em 214 das 735 áre­as in­dí­ge­nas re­gis­tra­dos na Agên­cia Na­ci­o­nal de Mi­ne­ra­ção – 29,1% do to­tal, in­clu­si­ve nos par­ques in­dí­ge­nas de Tu­mu­cu­ma­que (AP e PA), Ara­guaia (TO) e Ari­pu­a­nã (MT).

RE­NA­TO COS­TA /FRAMEPHOTO

Pre­si­den­te. Ro­dri­go Maia, du­ran­te so­le­ni­da­de na Câ­ma­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.