Ex-mi­nis­tro do STJ cha­ma Pa­loc­ci de ‘de­lin­quen­te’

O Estado de S. Paulo - - Política - / P.O. e F.M.

O ex-pre­si­den­te do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) Ce­sar As­for Ro­cha afir­mou que vai pro­ces­sar o ex-mi­nis­tro An­to­nio Pa­loc­ci, que o de­la­tou por su­pos­ta pro­pi­na pa­ra en­ter­rar a Ope­ra­ção Cas­te­lo de Areia, em 2010. Em no­ta di­vul­ga­da por meio de sua as­ses­so­ria de im­pren­sa, As­for Ro­cha cha­mou Pa­loc­ci de “de­lin­quen­te”.

“Pa­loc­ci dis­se­mi­na men­ti­ras com ba­se no que diz ter ou­vi­do fa­lar”, dis­se As­for Ro­cha. “Por fal­ta de con­sis­tên­cia e pro­vas, es­sa mes­ma ‘de­la­ção’ foi re­cu­sa­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral”, afir­mou. Ho­je apo­sen­ta­do, o ex-mi­nis­tro man­tém es­cri­tó­rio de ad­vo­ca­cia em São Pau­lo, que não foi vas­cu­lha­do.

Em um ane­xo de sua co­la­bo­ra­ção, Pa­loc­ci dis­se que a em­prei­tei­ra Ca­mar­go Cor­rêa te­ria re­pas­sa­do R$ 50 mi­lhões pa­ra o go­ver­no do PT vi­a­bi­li­zar o ar­qui­va­men­to da Cas­te­lo de Areia – in­ves­ti­ga­ção ins­tau­ra­da em 2009, en­vol­ven­do a cons­tru­to­ra e su­pos­tos pa­ga­men­tos ile­gais, em for­ma de “do­a­ções” pa­ra as cam­pa­nhas elei­to­rais de po­lí­ti­cos e de di­ver­sos par­ti­dos.

Con­for­me a de­la­ção do ex-mi­nis­tro de Dil­ma Rous­seff e Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va, par­te do mon­tan­te que foi dis­po­ni­bi­li­za­do pe­la em­prei­tei­ra te­ria si­do des­ti­na­do ao en­tão pre­si­den­te do STJ que, na­que­le ano, con­ce­deu li­mi­nar (de­ci­são ju­di­ci­al pro­vi­só­ria), que sus­pen­deu a ope­ra­ção Cas­te­lo de Areia.

A de­ci­são de As­for Ro­cha de­pois con­fir­ma­da no mé­ri­to pe­la Sex­ta Tur­ma da Cor­te e, mais tar­de, pe­lo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF).

As­for Ro­cha foi mi­nis­tro do STJ en­tre 1992 e 2012 e ocu­pou a pre­si­dên­cia do tri­bu­nal en­tre 2008 e 2010. Em se­tem­bro de 2012, de­ci­diu an­te­ci­par sua apo­sen­ta­do­ria. Ele po­de­ria per­ma­ne­cer no car­go até 2018, mas de­ci­diu dei­xar o tri­bu­nal e vol­tar pa­ra a ad­vo­ca­cia.

A de­la­ção de Pa­loc­ci tem 86 pá­gi­nas e 39 ane­xos, em que o ex-mi­nis­tro pe­tis­ta re­la­ta ca­sos de cor­rup­ção en­vol­ven­do po­lí­ti­cos, ser­vi­do­res em­pre­sá­ri­os e mi­nis­tros.

As de­cla­ra­ções do ex-mi­nis­tro ti­nha si­do re­jei­ta­das pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, que con­si­de­rou que ele não apre­sen­tou pro­vas das acu­sa­ções, mas fo­ram acei­tas pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral (PF).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.