A La­va Ja­to que não deu cer­to

O Estado de S. Paulo - - Política -

A ope­ra­ção Cas­te­lo de Areia foi de­fla­gra­da em mar­ço de 2009 pa­ra apu­rar sus­pei­tas de su­per­fa­tu­ra­men­to de obras pú­bli­cas, pa­ga­men­to de pro­pi­nas a po­lí­ti­cos e la­va­gem de di­nhei­ro pe­la Ca­mar­go Cor­rêa. En­tre as obras in­ves­ti­ga­das es­ta­vam a cons­tru­ção da re­fi­na­ria Abreu e Li­ma, em Per­nam­bu­co, 12 obras em São Pau­lo, en­tre elas tre­chos do Ro­do­a­nel, e li­ci­ta­ção da obra do me­trô de Sal­va­dor.

Pla­ni­lhas apre­en­di­das pe­la PF apon­ta­ram in­di­ca­ção de pa­ga­men­tos a po­lí­ti­cos de se­te par­ti­dos: PPS, PSB, PDT, DEM, PP, PMDB e PSDB. Qua­tro exe­cu­ti­vos e um do­lei­ro che­ga­ram a ser pre­sos.

Em 2010, o mi­nis­tro As­for Ro­cha, en­tão pre­si­den­te do STJ, anu­lou a ope­ra­ção ao aca­tar o ar­gu­men­to de que foi ini­ci­a­da com ba­se em de­nún­cia anô­ni­ma. A de­ci­são foi ra­ti­fi­ca­da pe­lo ple­ná­rio do STJ e pe­lo STF. Por su­as ca­rac­te­rís­ti­cas, a Cas­te­lo de Areia fi­cou co­nhe­ci­da co­mo a “La­va Ja­to que não deu cer­to”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.