Uma apos­ta de al­tís­si­mo ris­co

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal - Vi­ní­cius Ro­dri­gues Vi­ei­ra

Ovo­to bra­si­lei­ro con­tra a re­so­lu­ção na ONU con­de­nan­do o em­bar­go a Cuba é inequí­vo­ca con­fir­ma­ção de que o go­ver­no Jair Bol­so­na­ro se abs­tém de ter po­lí­ti­ca ex­ter­na pró­pria, op­tan­do por um ali­nha­men­to au­to­má­ti­co à Ca­sa Bran­ca de Do­nald Trump. Tra­ta-se de apos­ta de al­tís­si­mo ris­co não ape­nas por­que de­põe con­tra o in­te­res­se na­ci­o­nal. Afi­nal, nos­sos in­te­res­ses nem sem­pre se con­fun­dem com os de Washing­ton. Bol­so­na­ro arrisca-se por­que Trump po­de es­tar pres­tes a in­gres­sar no seu úl­ti­mo ano co­mo pre­si­den­te. Afi­nal, con­si­de­ran­do a per­for­man­ce dos de­mo­cra­tas nas elei­ções es­ta­du­ais e lo­cais da úl­ti­ma se­ma­na, são ele­va­das as chan­ces de o re­pu­bli­ca­no en­fren­tar uma lu­ta fe­roz na bus­ca pe­la re­e­lei­ção da­qui um ano.

Com Eli­za­beth War­ren, Ber­nie San­ders ou Joe Bi­den na Ca­sa Bran­ca a par­tir de 2021, de­ve ha­ver re­to­ma­da da po­lí­ti­ca de re­a­pro­xi­ma­ção en­tre Washing­ton e Ha­va­na ini­ci­a­da sob Ba­rack Oba­ma e in­ter­rom­pi­da por Trump. As­sim, o Bra­sil fi­ca­ria iso­la­do com Is­ra­el na con­de­na­ção ao re­gi­me cu­ba­no na ONU, al­go que nem ali­a­dos ame­ri­ca­nos, co­mo a Colôm­bia (que se abs­te­ve), ou go­ver­nos sim­pá­ti­cos a Trump, co­mo o do pre­miê hún­ga­ro, Vik­tor Or­ban, ou­sa­ram fa­zer.

Não pre­ci­sa­mos de um go­ver­no que, co­mo o do PT, fi­nan­ci­ou a ju­ros ca­ma­ra­das a cons­tru­ção de um em­pre­en­di­men­to em Cuba – o Por­to de Ma­ri­el – que não be­ne­fi­ci­ou ex­por­ta­do­res bra­si­lei­ros. Tam­pou­co me­re­ce­mos um che­fe de Es­ta­do que se com­por­ta co­mo “po­o­dle” de es­ti­ma­ção do pre­si­den­te ame­ri­ca­no, num tris­te si­mu­la­cro da pos­tu­ra do tra­ba­lhis­ta bri­tâ­ni­co Tony Blair, que re­ce­beu a mes­ma al­cu­nha por ter se ali­nha­do to­tal­men­te às po­lí­ti­cas bé­li­cas de Ge­or­ge W. Bush nos anos 2000.

PRO­FES­SOR DE RE­LA­ÇÕES IN­TER­NA­CI­O­NAIS DA USP, DA FGV E DA FAAP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.