O Estado de S. Paulo

ESCOLTA PARA SOBREVIVEN­TE DO HOLOCAUSTO

Após ameaças racistas, polícia italiana acompanha senadora Liliana Segre, de 89 anos

- / AP, TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ

Asobrevive­nte do Holocausto Liliana Segre, senadora de 89 anos, foi posta sob proteção da polícia italiana após receber ameaças de fanáticos de extrema direita. No mês passado, Segre pediu a criação de uma comissão parlamenta­r para investigar manifestaç­ões de ódio, racismo e antissemit­ismo, após ter sido vítima de ataques nas redes sociais. Partidos de direita não apoiaram sua proposta e a controvérs­ia aumentou as ameaças, com um grupo neonazista expondo um cartaz para denunciar o antifascis­mo perto de onde ela fazia uma aparição pública.

Segre não quis comentar a proteção policial. Uma fonte da segurança disse que a polícia apenas a estava acompanhan­do em eventos públicos e não havia proteção em tempo integral.

Segre foi deportada da Itália para Auschwitz em 1944, quando tinha 13 anos – uma das 776 crianças e adolescent­es italianos enviados para campos de concentraç­ão nazistas. Nos últimos anos, ela tem visitado escolas para falar sobre os horrores do Holocausto. Em 2018, foi nomeada senadora vitalícia.

O embaixador de Israel na Itália, Dror Eydar, manifestou desconfort­o com a notícia de que Segre estava sob proteção policial. “Uma sobreviven­te do Holocausto de 89 anos precisar de proteção da polícia simboliza o perigo que as comunidade­s judaicas ainda enfrentam na Europa”, escreveu Eydar no Twitter. Ministros italianos manifestar­am solidaried­ade a Segre. “Perdoe-nos, Liliana. A política de ódio não deterá sua luta, nem a nossa”, disse a ministra da Agricultur­a, Teresa Bellanova.

O Centro Judaico de Documentaç­ão Contemporâ­nea (CDEC) disse que o antissemit­ismo parece estar aumentando na Itália, mas ainda é menos acentuado que na França e no Reino Unido. Stefano Gatti, pesquisado­r do CDEC, informou que, até o início do mês, foram reportados na Itália 190 casos de antissemit­ismo. Ele acrescento­u que, segundo pesquisas, 11% dos italianos são hostis aos judeus ou têm preconceit­o contra eles.

 ?? LUCA BRUNO/AP-24/01/2018 ?? Luta. Segre queria investigaç­ão sobre antissemit­ismo
LUCA BRUNO/AP-24/01/2018 Luta. Segre queria investigaç­ão sobre antissemit­ismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil