ESCOLTA PA­RA SOBREVIVEN­TE DO HO­LO­CAUS­TO

Após ame­a­ças ra­cis­tas, po­lí­cia ita­li­a­na acom­pa­nha se­na­do­ra Li­li­a­na Se­gre, de 89 anos

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal - / AP, TRA­DU­ÇÃO DE RO­BER­TO MUNIZ

Aso­bre­vi­ven­te do Ho­lo­caus­to Li­li­a­na Se­gre, se­na­do­ra de 89 anos, foi pos­ta sob pro­te­ção da po­lí­cia ita­li­a­na após re­ce­ber ame­a­ças de fa­ná­ti­cos de ex­tre­ma di­rei­ta. No mês pas­sa­do, Se­gre pe­diu a cri­a­ção de uma co­mis­são par­la­men­tar pa­ra in­ves­ti­gar ma­ni­fes­ta­ções de ódio, ra­cis­mo e an­tis­se­mi­tis­mo, após ter si­do ví­ti­ma de ata­ques nas re­des so­ci­ais. Par­ti­dos de di­rei­ta não apoi­a­ram sua pro­pos­ta e a con­tro­vér­sia au­men­tou as ame­a­ças, com um gru­po ne­o­na­zis­ta ex­pon­do um car­taz pa­ra de­nun­ci­ar o an­ti­fas­cis­mo per­to de on­de ela fa­zia uma apa­ri­ção pú­bli­ca.

Se­gre não quis co­men­tar a pro­te­ção po­li­ci­al. Uma fon­te da se­gu­ran­ça dis­se que a po­lí­cia ape­nas a es­ta­va acom­pa­nhan­do em even­tos pú­bli­cos e não ha­via pro­te­ção em tem­po in­te­gral.

Se­gre foi de­por­ta­da da Itá­lia pa­ra Aus­chwitz em 1944, qu­an­do ti­nha 13 anos – uma das 776 cri­an­ças e ado­les­cen­tes ita­li­a­nos en­vi­a­dos pa­ra cam­pos de con­cen­tra­ção na­zis­tas. Nos úl­ti­mos anos, ela tem vi­si­ta­do es­co­las pa­ra fa­lar so­bre os hor­ro­res do Ho­lo­caus­to. Em 2018, foi no­me­a­da se­na­do­ra vi­ta­lí­cia.

O em­bai­xa­dor de Is­ra­el na Itá­lia, Dror Ey­dar, ma­ni­fes­tou des­con­for­to com a no­tí­cia de que Se­gre es­ta­va sob pro­te­ção po­li­ci­al. “Uma sobreviven­te do Ho­lo­caus­to de 89 anos pre­ci­sar de pro­te­ção da po­lí­cia sim­bo­li­za o pe­ri­go que as co­mu­ni­da­des ju­dai­cas ain­da en­fren­tam na Eu­ro­pa”, es­cre­veu Ey­dar no Twit­ter. Mi­nis­tros ita­li­a­nos ma­ni­fes­ta­ram so­li­da­ri­e­da­de a Se­gre. “Per­doe-nos, Li­li­a­na. A po­lí­ti­ca de ódio não de­te­rá sua lu­ta, nem a nos­sa”, dis­se a mi­nis­tra da Agri­cul­tu­ra, Te­re­sa Bel­la­no­va.

O Cen­tro Ju­dai­co de Do­cu­men­ta­ção Con­tem­po­râ­nea (CDEC) dis­se que o an­tis­se­mi­tis­mo pa­re­ce es­tar au­men­tan­do na Itá­lia, mas ain­da é me­nos acen­tu­a­do que na Fran­ça e no Rei­no Uni­do. Ste­fa­no Gat­ti, pes­qui­sa­dor do CDEC, in­for­mou que, até o iní­cio do mês, fo­ram re­por­ta­dos na Itá­lia 190 ca­sos de an­tis­se­mi­tis­mo. Ele acres­cen­tou que, se­gun­do pes­qui­sas, 11% dos ita­li­a­nos são hos­tis aos ju­deus ou têm pre­con­cei­to con­tra eles.

LU­CA BRU­NO/AP-24/01/2018

Lu­ta. Se­gre que­ria in­ves­ti­ga­ção so­bre an­tis­se­mi­tis­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.