Fes­ti­val Mi­mo es­treia em São Pau­lo

A pri­mei­ra edi­ção do pro­je­to na ci­da­de se­rá en­tre 22 e 24 de no­vem­bro e te­rá den­tre os des­ta­ques os afri­ca­nos Ama­dou & Ma­ri­am

O Estado de S. Paulo - - Caderno2 - Ju­lio Ma­ria

São Pau­lo vai ga­nhar pe­la pri­mei­ra vez uma edi­ção da Mi­mo Fes­ti­val, um dos fes­ti­vais mais ins­ti­gan­tes do ca­len­dá­rio anu­al por fo­car em atra­ções de ei­xos cul­tu­rais in­co­muns e de­sa­fi­a­do­res com shows gra­tui­tos. Os shows se­rão en­tre 22 e 24 de no­vem­bro, re­a­li­za­dos na Pra­ça das Ar­tes, The­a­tro Mu­ni­ci­pal, Cen­tro Cul­tu­ral São Pau­lo e no Mos­tei­ro de São Ben­to. Di­as de­pois, de 29 de no­vem­bro a 1º de ja­nei­ro, o Rio se­dia os shows na Fun­di­ção Pro­gres­so e no Mu­seu da Re­pú­bli­ca.

En­tre as atra­ções, al­guns des­ta­ques. O ca­sal de ce­gos do Ma­li, Ama­dou & Ma­ri­am, é des­sas ex­pres­sões que po­dem tra­zer sé­cu­los de his­tó­ria em uma can­ção. Eles ha­bi­tam um es­tá­gio in­te­res­san­te de blu­es, que tem as ori­gens afri­ca­nas (é do Ma­li que o gê­ne­ro sai di­re­to pa­ra o Sul dos Es­ta­dos Uni­dos), mas tam­bém as in­fluên­ci­as oci­den­tais. É ao mes­mo tem­po o blu­es que sai da Áfri­ca, com sua di­vi­são rít­mi­ca di­re­ta, sem re­frões, sem gui­tar­ras de so­los exu­be­ran­tes e um po­der hip­nó­ti­co na re­pe­ti­ção das me­lo­di­as, e o blu­es que vol­ta dos Es­ta­dos Uni­dos, re­fle­ti­do na for­ma­ção de bai­xo, gui­tar­ra e ba­te­ria.

O show de­les por aqui se­rá em 23 de no­vem­bro, às 23h, na Pra­ça das Ar­tes.

Da mes­ma Áfri­ca, ao la­do do Ma­li, na pon­ta les­te, vem uma mu­lher que tem des­bra­va­do a mú­si­ca de seu país com um ins­tru­men­to de cor­das só co­nhe­ci­do na Mau­ri­tâ­nia. Nou­ra Mint Sey­ma­li e seu ar­di­ne se mu­ni­ci­am tam­bém de uma for­ma­ção de bai­xo, gui­tar­ra e ba­te­ria pa­ra acom­pa­nhar as es­ca­las de cin­co tons (pen­tatô­ni­cas) que fa­zem sua mú­si­ca ser con­si­de­ra­da blu­es. Nou­ra, mu­çul­ma­na, traz uma ou­tra tra­di­ção, mais pró­xi­ma dos blu­e­sei­ros do de­ser­to do Sa­a­ra cha­ma­dos Ti­na­riwen. Ela to­ca tam­bém no dia 23, na mes­ma Pra­ça das Ar­tes, às 20h.

Ou­tra atra­ção de des­ta­que, já tes­ta­da em pal­cos da Mi­mo do ano pas­sa­do, é a gui­tar­ris­ta por­tu­gue­sa Mar­ta Pe­rei­ra da Cos­ta, con­si­de­ra­da a pri­mei­ra e ain­da úni­ca mu­lher pro­fis­si­o­nal da gui­tar­ra por­tu­gue­sa em car­rei­ra mun­di­al. Mar­ta to­ca dia 22, às 20h, no The­a­tro Mu­ni­ci­pal.

Bra­si­lei­ros. Os no­mes bra­si­lei­ros se­rão da can­to­ra bai­a­na Xe­nia Fran­ça, do rap­per Ed­gar (SP e RJ), da can­to­ra For­tu­na, que fa­rá uma apre­sen­ta­ção em São Pau­lo acom­pa­nha­da pe­lo Co­ro de Mon­ges Be­ne­di­ti­nos do Mos­tei­ro de São Ben­to, e do pi­a­nis­ta e vi­o­lo­nis­ta Eg­ber­to Gis­mon­ti e seu quar­te­to, uma atra­ção fre­quen­te em ou­tras edi­ções do fes­ti­val.

A&M

Ama­dou & Ma­ri­am. Ca­sal ce­go do Ma­li faz blu­es hí­bri­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.