JA­NAI­NA MEL­LO LAN­DI­NI

O Estado de S. Paulo - - Capa -

➨ Após se for­mar em ar­qui­te­tu­ra, Ja­nai­na Mel­lo Lan­di­ni in­gres­sou no cur­so de be­las ar­tes, mas não foi até o fim. Foi con­vi­da­da, na épo­ca, pa­ra co­or­de­nar as mon­ta­gens do ins­ti­tu­to de ar­te con­tem­po­râ­nea Inho­tim, em Bru­ma­di­nho (MG). “O meu tra­ba­lho pró­prio era um so­nho; a ideia de ar­tis­ta ser uma pro­fis­são era mui­to dis­tan­te da ca­be­ça de quem me cri­ou.” Ho­je, ela é li­ga­da à

Zip­per Ga­le­ria (R. Es­ta­dos Uni­dos, 1.494, Jd. America, 4306-4306; 2ª a 6ª, 10h/19h; sáb., 11h/17h; grá­tis), que abre o acer­vo da ar­tis­ta aos vi­si­tan­tes in­te­res­sa­dos em ver sua obra.

O tra­ba­lho da mi­nei­ra, cu­jo iní­cio foi in­cen­ti­va­do por Cil­do Mei­re­les, seu “mes­tre”, é mar­ca­do pe­lo diá­lo­go en­tre dis­ci­pli­nas co­mo a ma­te­má­ti­ca, a ar­qui­te­tu­ra e a fí­si­ca – re­mon­tan­do, se­gun­do ela, a uma tra­di­ção mais an­ti­ga, pau­ta­da pe­la ob­ser­va­ção dos ci­clos da na­tu­re­za, fei­ta por no­mes co­mo Le­o­nar­do da Vin­ci.

Ao en­trar em seu ate­liê, nos Cam­pos Elí­si­os, que ela tro­ca­rá em bre­ve por um mais es­pa­ço­so, é pos­sí­vel con­fe­rir a in­ten­sa pro­du­ção do que é o prin­ci­pal des­do­bra­men­to de su­as ob­ser­va­ções – a sé­rie ‘Ci­clo­tra­mas’, fei­ta com cor­das que se des­mem­bram, re­me­ten­do, por exem­plo, ao flu­xo de vei­as, raí­zes e até mes­mo das re­des da in­ter­net. Usan­do o ne­o­lo­gis­mo que in­ven­tou pa­ra no­me­ar a sé­rie, ela brin­ca que seu pró­prio pro­ces­so é “ci­clo­trâ­mi­co”: “Se ti­ver al­gum ti­po de blo­queio, bas­ta pen­sar nou­tra coi­sa, e as res­pos­tas vêm”.

Con­quis­tan­do pro­je­ção in­ter­na­ci­o­nal, Ja­nai­na já in­te­grou uma mos­tra no Mu­seé du Tex­ti­le et la Mo­de de Cho­let, na Fran­ça, e su­as fa­mo­sas tra­mas fei­tas com cor­das po­dem ser vis­tas na se­de do Fa­ce­bo­ok, em Men­lo Park (EUA).

➨ COR­DAS: obras re­me­tem aos ci­clos na­tu­rais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.