O Estado de S. Paulo

Condenado a 20 anos, Eduardo Azeredo deixa prisão em Minas

- Leonardo Augusto ESPECIAL PARA O ESTADO BELO HORIZONTE

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo deixou ontem a prisão, beneficiad­o pela mudança de entendimen­to do Supremo Tribunal Federal (STF) que decretou o fim da execução de pena após condenação em segunda instância. A defesa pediu a expedição do alvará de soltura imediata do exgovernad­or sob o argumento de que sua condenação não está transitada em julgado. O alvará de soltura foi expedido no mesmo dia pela Vara de Execuções Penais do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

Azeredo foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em abril de 2018 a 20 anos e um mês de prisão pela participaç­ão no chamado “mensalão tucano”, esquema de desvio de recursos de empresas públicas estaduais, como o então Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), para o financiame­nto de campanha à reeleição do então governador tucano em 1998, disputa em que ele foi vencido pelo ex-presidente Itamar Franco.

Segundo denúncia apresentad­a pelo Ministério Público Federal (MPF), Azeredo foi um dos principais beneficiad­os no esquema.

Ex-presidente do PSDB, Azeredo se desfiliou do partido em maio deste ano. O ex-governador estava preso desde 23 de maio do ano passado em um batalhão do Corpo de Bombeiros na zona sul da capital mineira. Ele deixou o prédio no início da noite de ontem sem falar com a imprensa.

O advogado de Azeredo, Castelar Neto, disse que a saída do ex-tucano era esperada após o novo entendimen­to do STF. “Preservou-se a garantia constituci­onal da necessidad­e do trânsito em julgado para a declaração da culpa”, disse.

 ?? FLÁVIO TAVARES/O TEMPO ?? Ex-governador. Azeredo não falou com a imprensa
FLÁVIO TAVARES/O TEMPO Ex-governador. Azeredo não falou com a imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil