O Estado de S. Paulo

Abrolhos é reaberto para visitação

- Leonardo Augusto ESPECIAL PARA O ESTADO

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto ontem, depois de não ter sido encontrado mais óleo na unidade de preservaçã­o ecológica. A previsão inicial era de que a suspensão da visitação seguisse até a próxima quintafeir­a. O parque estava fechado desde o dia 3.

A informação sobre a reabertura foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservaçã­o da Biodiversi­dade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente. O chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, afirmou, em comunicado, que não foram encontrado­s fragmentos de óleo em Abrolhos e que os vestígios do material identifica­dos no dia 2 “não produziram impacto negativo direto” na fauna e na flora da área.

Na última terça-feira, o ICMBio informou que a suspensão da visitação seria estendida até o dia 14, por causa do fenômeno chamado maré de sizígia, “que provoca uma amplitude na variação do nível do mar e mais força na circulação de correntes marinhas”. Isso, de acordo com o instituto, poderia contribuir para o aparecimen­to de mais manchas.

No comunicado sobre a ampliação do tempo de fechamento, o ICMBio informou que o parque passa todos os dias por monitorame­nto, que envolve navios da Marinha, drone, mergulhado­res autônomos, embarcaçõe­s de pescadores voluntário­s, pesquisado­res e também organizaçõ­es não governamen­tais (ONGs).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil