O Estado de S. Paulo

Fundo Blackstone compra empresa de apps de namoro

Gestora de recursos terá participaç­ão majoritári­a da MagicLab, dona do Bumble e do Badoo; aquisição avalia empresa em US$ 3 bi

-

A gestora de investimen­tos Blackstone anunciou ontem que vai adquirir uma participaç­ão majoritári­a na MagicLab, uma holding que controla alguns dos principais aplicativo­s de namoro do mundo – o pioneiro Badoo e o Bumble. A empresa não revelou qual será sua participaç­ão exata no conglomera­do, mas a transação avaliou a empresa em US$ 3 bilhões.

Fundado em 2006 pelo empresário russo Andrey Andreev, o Badoo foi um dos primeiros sites de relacionam­entos da internet e ajudou a mudar a forma como as pessoas se conhecem na rede. Hoje, o serviço está presente em 190 países e é usado por 450 milhões de pessoas.

Ao longo dos anos, Andreev acumulou investimen­tos em outros serviços do gênero – no início deste ano, decidiu consolidá-los em uma única marca. Foi a forma encontrada pelo executivo para rivalizar com outro conglomera­do dos apps de namoro, o Match, que concentra serviços como Tinder, OkCupid e Hinge, além da plataforma que lhe dá nome. Em comunicado, a MagicLab afirmou que já ajudou a “transforma­r a vida de 500 milhões de pessoas com encontros, contatos sociais e de negócios”.

Já o Bumble foi criado em 2014 por Whitney Wolfe Herd, uma ex-funcionári­a do Tinder que decidiu criar o próprio serviço com uma atenção específica às mulheres – no app, apenas as mulheres podem iniciar uma conversa depois que há uma combinação entre perfis de usuários (o chamado “match”). Hoje, o aplicativo tem 75 milhões de usuários em todo o mundo.

Nova fase.

Como parte do acordo com a Blackstone, Whitney assumirá o posto de presidente executiva do MagicLab, substituin­do Andreev, que venderá suas ações em totalidade à gestora de recursos.

Em nota, o russo afirmou que o investimen­to representa “uma grande oportunida­de para desenvolve­r mais as marcas e a plataforma, levando o MagicLab a novos níveis de cresciment­o e expansão”. Já Whitney reforçou a missão da empresa de realizar encontros que respeitem a diversidad­e dos usuários. “Seguiremos trabalhand­o com o objetivo de recalibrar as normas de gênero e permitir que as pessoas se conectem em nível global”, afirmou em nota.

Após o anúncio da negociação, a notícia mexeu com o mercado – as ações do Match Group operavam com queda de 2,5% na bolsa de valores Nasdaq ontem.

 ?? ELLIS PARRINDER / 1/4/2016 ?? Liderança. Whitney, fundadora do Bumble, agora vai assumir comando do grupo MagicLab
ELLIS PARRINDER / 1/4/2016 Liderança. Whitney, fundadora do Bumble, agora vai assumir comando do grupo MagicLab

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil