O Estado de S. Paulo

UE põe aquisições em tecnologia na mira

Em evento em Lisboa, chefe de órgão antitruste do bloco disse que propostas que visam dados causam mal-estar

-

Aquisições de empresas que visam obter dados de clientes dessas companhias estão preocupand­o reguladore­s da União Europeia. A afirmação foi feita nesta semana por Margrethe Vestager, chefe do órgão regulador antitruste da União Europeia, uma semana depois que o Google anunciou sua intenção de adquirir a fabricante de dispositiv­os vestíveis Fitbit.

Na semana passada, a gigante de buscas americana anunciou que vai pagar US$ 2,1 bilhões pela Fitbit. A aquisição deve ajudar a empresa liderada por Sundar Pichai a enfrentar a Apple e a Samsung no mercado de dispositiv­os fitness e relógios inteligent­es.

Vestager se recusou a comentar o acordo especifica­mente, mas disse que houve um mal-estar geral entre reguladore­s quando empresas que possuem muitos dados são alvo de aquisições – a Fitbit é uma pioneira no mercado de relógios e pulseiras inteligent­es, com dispositiv­os no mercado desde 2010, tendo o controle de um vasto histórico de dados sobre o uso dos aparelhos.

O negócio do Google provocou ligações de concorrent­es a agentes do segmento pedindo para adotarem uma posição rígida. “Em geral, temos uma preocupaçã­o se as empresas se fundirem por causa dos dados”, disse Vestager, durante coletiva no Web Summit, evento de internet e tecnologia que está sendo realizado nesta semana em Lisboa.

Nos últimos dois anos, Vestager multou o Google em mais de ¤ 8 bilhões por reprimir concorrent­es em três casos separados, envolvendo seu serviço de comparação de preços, seu sistema operaciona­l Android e a intermedia­ção de anúncios em resultados de buscas. A empresa está recorrendo de vários desses casos.

 ?? MIGUEL A. LOPES/EFE - 7/11/2019 ?? De olho. Vestager chefia órgão de concorrênc­ia da UE
MIGUEL A. LOPES/EFE - 7/11/2019 De olho. Vestager chefia órgão de concorrênc­ia da UE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil