O Estado de S. Paulo

Carlos Bolsonaro apaga contas em redes sociais

- Fernanda Boldrin Vinícius Passarelli Matheus Lara

Influente entre apoiadores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente, desativou, sem aviso prévio, suas contas no Twitter, Instagram e Facebook, que estavam ativas até a noite de anteontem. Seu canal no YouTube, com 102 mil inscritos e mais de 19,7 milhões de visualizaç­ões, no entanto, continua ativo.

De 1.º de janeiro, quando Bolsonaro tomou posse, até anteontem às 18h20, Carlos fez 1204 postagens – média de quatro por dia – no Twitter, de acordo com dados da Datatora, ferramenta que mapeia postagens em redes sociais. No período, usou a rede social, onde acumulou 1.4 milhão de seguidores, para enaltecer o governo do pai e disparar contra a imprensa, adversário­s políticos e até ex-aliados, como os ex-ministros Gustavo Bebianno e Santos Cruz, e o vice Hamilton Mourão.

As hashtags #armaspelav­ida, #somostodos­lavajato, #quemmandou­matarbolso­naro e #teucu estão entre as mais usadas pelo vereador no período. As palavras mais mencionada­s foram “Bolsonaro”, com 96 aparições; “Brasil”, com 95; “presidente” (86) e “governo” (85). Os assuntos mais abordados foram economia, segurança, mídia, corrupção, emprego e educação. As classifica­ções são feitas com base em regras de palavras-chave, afirmou Marcelo Nascimento, da equipe do Datatora. “Quando um post contém a palavra juros, por exemplo, ele é classifica­do como economia.”

No Facebook, onde possui cerca de 760 mil seguidores, Carlos fez 869 postagens no mesmo período, segundo o Datatora. No Instagram, foram 708 postagens para uma audiência de quase dois milhões de seguidores. Os assuntos mais abordados seguem a tendência do Twitter: “Bolsonaro”, “Brasil”, “governo” e “presidente”.

O Twitter informou ontem que “não tomou qualquer medida em relação à conta do vereador na rede social”. Facebook e Instagram não se manifestam a respeito de contas de Carlos. Procurada, a assessoria de imprensa do vereador afirmou que não comentaria o assunto.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO – 1/1/2019 ?? Filho. Carlos Bolsonaro (PSC), vereador do Rio
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO – 1/1/2019 Filho. Carlos Bolsonaro (PSC), vereador do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil