O Estado de S. Paulo

Novos líderes social-democratas ameaçam coalizão na Alemanha

CDU, partido governista, rejeita exigências de parceiros de aliança, o que aumenta o risco de uma nova eleição

- BERLIM / AP

As perspectiv­as de eleições antecipada­s ou de um governo de minoria aumentaram na Alemanha após os líderes do partido conservado­r CDU rejeitarem ontem as demandas da nova direção do Partido Social-Democrata (SPD) para renegociar os termos da união.

A líder da CDU, Annegret Kramp-Karrenbaue­r, disse que o acordo de coalizão com o SPD deve permanecer intacto como está ou o partido deve deixar o governo. A afirmação representa um desafio aos novos líderes do SPD, Saskia Esken e Norbert Walter-Borjans, que terão de decidir se querem ou não continuar no poder.

Ao escolher a dupla de centro-esquerda, no sábado, como seus novos líderes, o SPD rejeitou o grupo rival, que incluía o vice-chanceler alemão, Olaf Scholz, que defendia fortemente uma coalizão com a chanceler, Angela Merkel.

Walter-Borjans e Esken são mais céticos, apesar de não defenderem o rompimento com a CDU. Eles querem a renegociaç­ão de questões como o valor do salário mínimo, proteção climática e investimen­tos, ainda que não esteja claro quão profundas são as exigências.

O congresso do SPD, que começou na sexta-feira, deve mostrar o que os social-democratas querem exatamente para permanecer na coalizão, a quase dois anos das próximas eleições na Alemanha. O foco do SPD tem sido a queda nas pesquisas, que muitos atribuem ao fato de o partido ter passado 10 dos últimos 14 anos como um parceiro júnior na coalizão de governo.

Se os social-democratas decidirem sair, não está claro o que aconteceri­a. O bloco de Merkel poderia tentar continuar em um governo minoritári­o, ou o resultado poderia ser uma eleição antecipada. Merkel disse que esse é seu último mandato.

 ?? MATTHIAS RIETSCHEL/REUTERS ?? Desafio. Annegret Kramp-Karrenbaue­r, líder da CDU
MATTHIAS RIETSCHEL/REUTERS Desafio. Annegret Kramp-Karrenbaue­r, líder da CDU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil