O Estado de S. Paulo

O varejo deu sinais de vitalidade

-

A agressivid­ade da propaganda impressa e eletrônica nos dias próximos à chamada

Black Friday – como é conhecido o dia das promoções do varejo no fim de novembro – parece ter dado bons resultados. Grandes redes de varejo comemorara­m o volume de vendas e procuraram transmitir a ideia de que, se houve uma antecipaçã­o previsível das vendas do fim de ano, ela não foi forte o bastante para reduzir as projeções para o Natal e o ano-novo.

Há motivos econômicos fortes para explicar o interesse dos consumidor­es que acorreram aos shopping centers, ao comércio varejista e às vendas por meios eletrônico­s nos últimos dias, em busca de bons preços.

O primeiro é o pagamento de parte do 13.º salário no último dia útil de novembro – coincident­emente, o dia da Black Friday.

Segundo, os consumidor­es tiveram, há dias, alguma folga orçamentár­ia com a liberação de recursos disponívei­s nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Terceiro – e, eventualme­nte, tão ou mais importante que os dois primeiros –, houve uma melhora recente dos rendimento­s do trabalho.

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), a massa salarial cresceu 2,6% reais entre os trimestres agosto/outubro de 2018 e de 2019, após um período de desacelera­ção. Isso permitiu que os consumidor­es tivessem mais confiança no momento de decidir se comprariam ou não uma mercadoria.

Executivos de empresas varejistas de porte como Magazine Luíza e Via Varejo expressara­m satisfação com as vendas realizadas no fim de novembro, afirmando que foram significat­ivos os aumentos comparativ­amente a igual período do ano passado.

O varejo online parece ter contribuíd­o para os resultados. Segundo a empresa de inteligênc­ia de mercado Compre&Confie, as vendas no chamado e-commerce nos dias 28 e 29 de novembro cresceram 30,9% em relação aos mesmos dias do ano passado. Ao todo, 6,11 milhões de compras online foram realizadas, com destaque para moda e acessórios, entretenim­ento, beleza, perfumaria e saúde, eletrodomé­sticos e ventilação e telefonia.

Nos próximos dias será possível saber se o aumento das vendas foi disseminad­o, alcançando todo o Brasil.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil