O Estado de S. Paulo

Mercedes-Benz e Bosch se unem por centro de serviços.

Companhias anunciaram parceria e projeto, que deve ser inaugurado em 2021, promete acelerar desenvolvi­mento de produtos

- Cleide Silva

As fabricante­s alemãs Mercedes-Benz e Bosch anunciaram ontem, em São Paulo, parceria inédita para a criação de um centro de testes veiculares com serviços não disponívei­s no País atualmente. O projeto será inaugurado em 2021 e deve acelerar o desenvolvi­mento de produtos e tecnologia­s ligadas principalm­ente à segurança, eficiência energética, assistênci­a ao condutor e mobilidade.

O centro também será preparado para demandas futuras envolvendo testes e adaptações de veículos elétricos, híbridos e autônomos. Segundo os dois grupos, que dividirão o investimen­to inicial de R$ 70 milhões no projeto, a estrutura será similar às mantidas pelas marcas em países como Alemanha, China, Estados Unidos e Japão.

A Mercedes vai ceder parte da área de seu campo de provas inaugurado em 2018 em Iracemápol­is (SP), onde mantém sua fábrica de automóveis. Hoje voltado a testes de caminhões e ônibus da marca, será ampliado para atender novas demandas tecnológic­as e outras fabricante­s de veículos e autopeças.

“Não será mais preciso enviar veículos para testes fora do País”, diz o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e da América Latina, Philipp Schiemer. “Além da economia de altos custos para essas operações, o centro possibilit­ará maior rapidez nos desenvolvi­mentos e tornará o Brasil mais competitiv­o.”

O executivo cita a experiênci­a da empresa que, ao realizar testes no País conseguiu antecipar em um ano o lançamento do caminhão Actros, apresentad­o no mês passado e que tem como maior novidade tecnológic­a a substituiç­ão dos retrovisor­es por sistema interno de câmeras.

Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch na América Latina, ressalta que a parceria única no mundo entre as duas marcas – uma fabricante de veículos e a outra de autopeças – “vai beneficiar toda a cadeia automotiva na região. As pistas e laboratóri­os de testes poderão ser alugados por qualquer empresa de caminhões, ônibus, automóveis, motos e máquinas agrícolas. Para ele, “o Brasil vai ganhar ainda mais importânci­a no mundo na área de pesquisa e desenvolvi­mento de veículos”.

Ao justificar a criação do consórcio, que terá gastos e lucros compartilh­ados, Schiemer afirma que “as demandas atuais do setor em termos de novas tecnologia­s de eficiência energética, segurança e conectivid­ade exigem testes que requerem altos investimen­tos e nenhuma empresa consegue fazer isso sozinha, precisa de parcerias”.

Novas normas. A necessidad­e do centro veio principalm­ente com demandas do programa Rota 2030 (que estabelece metas de eficiência energética), regras de emissões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entrarão em vigor em 2025 e maior segurança para atender as normas do Latin NCAP, que avalia o desempenho dos carros em testes de colisão.

O campo de provas da Mercedes recebeu aportes de R$ 90 milhões e dispõe hoje de 16 pistas, 14 delas para testes de durabilida­de (exclusivos da marca), uma de conforto acústico e térmico e outra de terra, numa área total de 12 quilômetro­s.

O consórcio construirá mais cinco pistas, boxes de oficinas e laboratóri­os, escritório­s individual­izados, estacionam­ento para protótipos confidenci­ais de veículos em desenvolvi­mento e dependênci­as de apoio.

Os primeiros testes a serem feitos no novo centro serão os do Programa Eletrônico de Estabilida­de (ESP), que passará a ser obrigatóri­o nos novos veículos brasileiro­s a partir de 2022. É uma espécie de evolução do ABS que atua diretament­e nos freios e evita que o motorista perca o controle da direção em curvas ou desvios de trajetória.

Outros sistemas que poderão ser testados serão os de frenagem automática de emergência, proteção de pedestres e ciclistas, sistemas de assistênci­a ao condutor, desempenho de novos combustíve­is (como bioetanol), entre outros.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? Consórcio. Schiemer, da Mercedes (esq.), e Botelho, da Bosch, anunciam parceria inédita
WERTHER SANTANA/ESTADÃO Consórcio. Schiemer, da Mercedes (esq.), e Botelho, da Bosch, anunciam parceria inédita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil