O Estado de S. Paulo

Multidão protesta em Roma contra Salvini e direita radical italiana

Grupo de jovens que comanda movimento das ‘sardinhas’ leva 35 mil pessoas à Praça San Giovanni

-

Uma multidão se reuniu ontem na Praça San Giovanni, em Roma, em uma nova manifestaç­ão do movimento das “sardinhas”, iniciativa apartidári­a criada para frear a ascensão de Matteo Salvini na Itália. Segundo o Ministério do Interior, o ato teve a participaç­ão de 35 mil pessoas, número inédito para o grupo de jovens que conseguiu quebrar o monopólio da extrema direita nas ruas.

A mobilizaçã­o começou em novembro, como um flash mob contra os comícios do ex-ministro do Interior para eleger Lucia Borgonzoni, sua candidata a governador­a da Emilia-Romagna, um histórico feudo da esquerda italiana, nas eleições regionais de 26 de janeiro. O primeiro protesto, realizado em Bolonha, pretendia atrair pelo menos 6 mil pessoas contra Salvini, mas apareceram 13 mil na Praça Maggiore. Já o segundo, na Praça Grande, em Modena, teve 7 mil pessoas. Desde então, o movimento se espalhou por regiões de norte a sul do país, lotando praças e ruas com os manifestan­tes “espremidos como sardinhas”.

“A ideia era encher a praça e mudar um pouco a percepção sobre a política nos últimos anos. Eu diria que o objetivo foi alcançado”, disse o líder do movimento, Mattia Santori. No início do mês, o grupo já havia reunido 25 mil pessoas em Milão, terra natal e berço político de Salvini.

Santori disse que os representa­ntes regionais do grupo começam a discutir hoje um calendário de mobilizaçõ­es para 2020. “Vamos trabalhar para definir a melhor maneira de recomeçar, em janeiro, com uma nova onda de participaç­ão”, afirmou.

O ativista, de 32 anos, também declarou que “99% das sardinhas” não querem formar um novo partido. Apesar do discurso apartidári­o, a manifestaç­ão em Roma teve um viés abertament­e progressis­ta, com a participaç­ão de imigrantes e grupos antifascis­mo. O principal slogan do ato foi “Roma não se liga”, em referência ao partido de Salvini, a Liga.

 ?? MASSIMO PERCOSSI/EFE ?? ‘Sardinhas’.
Protesto em Roma contra a extrema direita
MASSIMO PERCOSSI/EFE ‘Sardinhas’. Protesto em Roma contra a extrema direita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil