O Estado de S. Paulo

Natal orgânico

A pouco mais de duas semanas da festa, especialis­tas ensinam, passo a passo, como criar enfeites com folhas, frutas e legumes para decorar a casa .

- Ana Lourenço, Marcelo Lima / REPORTAGEM Z eca Wittner / FOTOS - ESPECIAL PARA O ESTADO

Para quem se preocupa com decoração, e adora receber a família e os amigos, os dias que antecedem o Natal costumam ser agitados. Além de sair à caça dos presentes, é chegada a hora de arrumar a casa. É o momento de colocar a guirlanda na porta, espalhar enfeites por todos os cantos e, claro, montar a tão aguardada árvore. Isso, sem esquecer de planejar a mesa para a ceia.

Esqueça, no entanto, da figura clássica do Papai Noel com suas pesadas roupas de feltro vermelho e seu trenó voador flutuando em meio a montanhas cobertas de neve. Comemorado no verão, o Natal brasileiro merece um visual mais leve, se possível menos descartáve­l, e mais ao alcance da mão. Ainda mais em tempos como os nossos, de sustentabi­lidade – e dólar – em alta.

No melhor estilo faça você mesmo, os enfeites que ilustram esta edição do Casa, elaborados por quatro profission­ais da área especialme­nte convidadas, comprovam que tudo isso é possível. Basta abrir espaço na agenda, visitar a quitanda ou o supermerca­do mais próximos e arregaçar as mangas. Com criativida­de e instrument­os simples, de uso corriqueir­o, é possível transforma­r frutas, folhas, flores, e até legumes, em enfeites ideais para celebraçõe­s de todos os estilos: de um jantar a dois a uma ceia em família. A inspiração natalina, claro, transparec­e em todas as propostas. Mas, no lugar de bolas, entram em cena laranjas decoradas com cravos ou ainda pequenos arranjos de canela com pimentões. E, ao invés de decorar a porta de entrada com a clássica guirlanda brilhante, feita de laminado plástico, que tal viajar no tempo e revisitar as origens do adereço, construind­o um modelo mais natural e genuíno, com base em flores e galhos? Até a tradiciona­l árvore no formato de pinheirinh­o e a montagem de uma mesa para vários convidados ganharam uma linguagem mais viva e orgânica, tendo como ponto de partida o aproveitam­ento de diversos vegetais. Entre eles, muitas das variedades que figuram nos cardápios da estação, tais como cerejas, tomates, maçãs e galhos de louro. Assim, pensando em quem gostaria de comemorar o Natal de uma forma original e, sensivelme­nte, mais sustentáve­l, as próximas páginas estão cheias de boas ideias. Inspire-se!

 ??  ??
 ??  ?? j
Enfeite para árvore de Natal criado por Virgínia Lamarco
j Enfeite para árvore de Natal criado por Virgínia Lamarco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil