O Estado de S. Paulo

Gigantes são processada­s por trabalho infantil

- / AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

Três das empresas mais valiosas do mundo – Apple, Google e Microsoft – estão sendo processada­s pela morte de crianças em minas de cobalto na República Democrátic­a do Congo.

Segundo a acusação, as companhias teriam conhecimen­to e permitido trabalho infantil nessas operações. O cobalto é um metal raro usado nas baterias de quase todos os produtos eletrônico­s, de celulares a carros elétricos. O processo movido pela Internatio­nal Rights Advocates também cita a montadora Tesla e a fabricante de computador­es Dell.

Nenhuma das empresas citadas se manifestou ainda sobre o assunto. Segundo o jornal The Guardian, as famílias congolesas afirmam que as crianças eram pagas com o equivalent­e a US$ 2 por dia para realizar tarefas em túneis perigosos e sem equipament­os adequados – a situação de extrema pobreza dessas famílias teria forçado a busca pelo trabalho. No processo, 14 famílias dizem que seus filhos morreram ou sofreram lesões permanente­s em desabament­os e outros acidentes nos túneis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil