O Estado de S. Paulo

Novo avança em projeto sobre segunda instância

-

ONovo conseguiu as 280 assinatura­s necessária­s para que seja votado com urgência no plenário da Câmara seu projeto para regulament­ar a prisão após condenação em segunda instância. Embora uma proposta já esteja em discussão na Câmara e outra no Senado, deputados do partido estão confiantes em emplacar o texto, de autoria de Gilson Marques (SC), que altera o Artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP) e acaba com manobras protelatór­ias de condenados. Na mira da bancada do Novo está, claro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

» Liberado. A bancada do Novo avalia que seu projeto respeita o princípio da presunção de inocência, uma vez que somente depois de dois julgamento­s é que a prisão para execução provisória pode ser decretada.

» Janela. A PEC da segunda instância, em discussão na Câmara, também avança em relação a crimes cíveis e tributário­s, o que tem gerado resistênci­as na Casa. Por isso, há chances de o projeto do Novo avançar.

» Otimismo. “A nossa expectativ­a é de que ela seja aprovada com uma maioria bem expressiva”, diz, no entanto, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), presidente da comissão especial da PEC na Câmara.

» Termômetro. Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia (DEMRJ) terminam o ano em relativa paz, informam interlocut­ores de ambos.

» Ação... Em meio às constantes críticas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Sérgio Moro a Felipe Santa Cruz, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem sido requisitad­a por setores da sociedade para atuar como uma espécie de “ministério público alternativ­o” em demandas relativas ao governo federal.

» ...e reação. No balanço deste ano, a OAB entrou com dez ações diretas de inconstitu­cionalidad­e no Supremo Tribunal Federal. Três delas têm como alvo a Presidênci­a da República. As demais, governos estaduais e uma assembleia.

» Para lembrar. Moro afirmou recentemen­te que Santa Cruz, presidente da OAB, tem postura de militante político-partidário em relação ao governo Bolsonaro. Santa Cruz nega.

» Em cima... A Prodesp, responsáve­l pelo processame­nto de dados do Estado de São Paulo, vai licitar 73 unidades do Poupatempo. O valor da concorrênc­ia passa dos R$ 800 milhões.

» ...do laço. A entrega das propostas está marcada para 6 de janeiro. Como é um período entre os feriados de Natal e ano-novo, serão 11 dias úteis para elaboração de propostas, resolução de dúvidas e precificaç­ão. Os vencedores ficarão responsáve­is pela emissão de diversos documentos, como as carteiras de identidade, CNH e trabalho.

» Personagen­s... O ministro Marco Aurélio Mello foi um dos mais ativos polemistas do ano. Chegou a criticar advogados, em julgamento, por se referirem a ministros como “vocês”.

» ...de 2019. Com o Flamengo embalado, pediu, em uma quarta-feira, para que a sessão do Supremo fosse célere porque ele tinha compromiss­o: o jogo de seu time do coração.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABORARA­M CAMILA TURTELLI E PEDRO VENCESLAU.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. O ministro Sérgio Moro postou foto ao lado de estátua de Winston Churchill: “Exemplos do passado e de sempre”.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. O ministro Sérgio Moro postou foto ao lado de estátua de Winston Churchill: “Exemplos do passado e de sempre”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil