O Estado de S. Paulo

Apps puxam alta de 80% no crédito para compra de carro

-

A populariza­ção dos aplicativo­s de transporte, como Uber, 99 e Cabify, é o principal responsáve­l pela expansão do crédito para compra de veículos em 2019, mostram os dados divulgados ontem pelo Banco Central.

De janeiro a novembro deste ano, a alta chegou a 71,1%. Em 12 meses, o cresciment­o foi de 80%, com volume de R$ 47,853 bilhões em crédito para aquisição de veículos.

O chefe adjunto do Departamen­to de Estatístic­as do BC, Renato Baldini, destacou que os números apontam uma nova realidade em relação ao que acontecia em anos anteriores. O movimento foi fundamenta­lmente causado pela populariza­ção de aplicativo­s para corridas. “Financiame­ntos para aquisição de veículos eram principalm­ente para pessoas físicas, a participaç­ão de pessoas jurídicas era baixa, isso tem sido bastante alterado”, disse.

Segundo Baldini, as vendas diretas para frotas de locadoras têm aumentado, o que está associado à locação de veículos para motoristas de aplicativo­s.

Colaborand­o para o quadro favorável para aquisição de veículos pelas empresas, as taxas de juros no segmento também estão em seu menor patamar histórico, de 12% ao ano, em meio à redução dos juros básicos conduzida pelo BC. Atualmente, a Selic está no valor mínimo histórico de 4,5%.

A compra de veículos por pessoas físicas também tem crescido de maneira significat­iva, embora em menor ritmo, sobre uma base de financiame­ntos mais ampla. No ano, até novembro, esse estoque subiu 15,8% e, no acumulado em 12 meses, a alta foi de 17,7%. Nesse caso, a taxa média de juros também chegou ao menor patamar da série em novembro, de 19,4% ao ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil