O Estado de S. Paulo

Homem fere 5 nos EUA durante Hanukkah

- NOVA YORK

Um homem de 37 anos foi acusado ontem de tentativa de homicídio após esfaquear e ferir cinco pessoas na casa de um rabino no norte de Nova York durante uma festa para celebrar o Hanukkah (festa religiosa judaica) na noite de sábado.

Grafton Thomas é acusado de entrar na casa do rabino em Monsey, no condado de Rokland, e esfaquear várias pessoas antes de fugir. A polícia prendeu-o horas depois, a cerca de 50 km do local do crime.

Após comparecer ao tribunal ontem, o acusado foi preso. Ele nega as acusações.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, definiu o ataque como “um ato de terrorismo doméstico”. As autoridade­s não deram mais informaçõe­s sobre as vítimas, que foram levadas a hospitais próximos. “Todo mundo estava gritando, em pânico, e pedia ‘saiam, saiam’. Foi caótico”, contou pa imprensa Joseph Gluck, de 30 anos.

Em Israel, o presidente Reuven Rivlin expressou seu “choque e indignação” em relação ao ataque. “A ascensão do antissemit­ismo não é apenas um problema judaico, e certamente não é apenas o problema do Estado de Israel”, disse ele.

A polícia americana relata uma série de ataques contra alvos judeus nos últimos anos. Seis pessoas, incluindo dois suspeitos, foram mortas em um tiroteio em Jersey City em uma lanchonete kosher no início deste mês, o que, segundo as autoridade­s.

“O ataque antissemit­a em Monsey, Nova York, durante a sétima noite de Hanukkah, é terrível. Todos devemos nos unir para combater, desafiar e erradicar a praga nefasta do antissemit­ismo”, tuitou o presidente americano, Donald Trump.

Segundo a rede CNN, em três semanas, ao menos 13 casos de antissemit­ismo foram registrado­s nos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil