‘Mi­cro­tar­ta­ru­ga’ pré-his­tó­ri­ca

Rép­til bra­si­lei­ro con­vi­veu com os di­nos­sau­ros

O Estado de S. Paulo - - Primeira Página - Jo­sé Ma­ria To­ma­ze­la

Es­tu­do re­ve­la rép­til de 15 cm que vi­veu em Ibi­rá, no in­te­ri­or pau­lis­ta, e con­vi­veu com di­nos­sau­ros e cro­co­di­los no Pe­río­do Cre­tá­ceo.

Uma tar­ta­ru­gui­nha de 15 cen­tí­me­tros de com­pri­men­to vi­veu en­tre fe­ro­zes cro­co­di­los e di­nos­sau­ros gi­gan­tes há 85 mi­lhões de anos, no in­te­ri­or de São Pau­lo. O pe­que­no rép­til aca­ba de ser re­ve­la­do pe­lo es­tu­do de um pe­da­ço de crâ­nio fos­si­li­za­do com cer­ca de 2 cen­tí­me­tros, en­con­tra­do em 2014 em Ibi­rá, na re­gião de São Jo­sé do Rio Pre­to.

Pa­le­on­tó­lo­gos bra­si­lei­ros, com apoio de uma co­le­ga suí­ça, uti­li­za­ram tec­no­lo­gi­as co­mo a to­mo­gra­fia com­pu­ta­do­ri­za­da e a im­pres­são em 3D pa­ra re­cons­truir as es­tru­tu­ras da ana­to­mia do rép­til e che­gar à de­fi­ni­ção de que se tra­ta de uma no­va es­pé­cie. O es­tu­do, que lan­ça lu­zes so­bre o Pe­río­do Cre­tá­ceo no Bra­sil, foi pu­bli­ca­do an­te­on­tem na re­vis­ta Pa­pers and Pa­la­e­on­to­logy, da As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Pa­le­on­tó­lo­gos.

A es­pé­cie foi ba­ti­za­da de Ama­bi­lis ucho­en­sis, co­mo con­ta o pa­le­on­tó­lo­go Fa­bi­a­no Io­ri, que en­con­trou o fós­sil. “Era uma tar­ta­ru­ga pe­que­na que ti­nha de dar seus pu­los pa­ra sobreviver nos ri­os cre­tá­ce­os en­tre cro­co­di­los e di­nos­sau­ros. O ter­mo ‘ama­bi­lis’, que sig­ni­fi­ca ado­rá­vel em la­tim, é uma re­fe­rên­cia ao pe­que­no ta­ma­nho do ani­mal. Já ‘ucho­en­sis’ é uma ho­me­na­gem ao mu­ni­cí­pio de Uchoa (re­gião de Rio Pre­to) por sua re­le­vân­cia na pa­le­on­to­lo­gia re­gi­o­nal.”

O es­tu­do do pe­que­no fós­sil foi de­sen­vol­vi­do pe­los pes­qui­sa­do­res Gui­lher­me Her­man­son, Ga­bri­el Fer­rei­ra e Max Lan­ger, da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo

(USP), no câm­pus de Ribeirão Pre­to; Ser­jos­cha Evers, da Uni­ver­si­da­de de Fri­bur­go, na Suí­ça; além de Io­ri, res­pon­sá­vel pe­lo Mu­seu de Pa­le­on­to­lo­gia de Uchoa. Es­pe­ci­a­lis­ta em fós­seis de tes­tu­dí­ne­os (rép­teis com ca­ra­pa­ça), Fer­rei­ra ex­pli­ca que tar­ta­ru­gas, cá­ga­dos e ja­bu­tis usam co­mo re­cur­so de pro­te­ção o há­bi­to de es­con­der ca­be­ça e pes­co­ço sob o cas­co.

Uma es­ti­ma­ti­va fei­ta pe­la pes­qui­sa­do­ra Bru­na Fa­ri­na no laboratóri­o da USP che­gou a um cas­co com 12 cen­tí­me­tros de com­pri­men­to, mais 3 de ca­be­ça, si­mi­lar a al­gu­mas es­pé­ci­es atu­ais. O es­tu­do pre­en­che uma la­cu­na na li­te­ra­tu­ra em re­la­ção à ana­to­mia dos pleu­ró­di­ros. “Nos­so tra­ba­lho tam­bém é im­por­tan­te pa­ra ins­pi­rar no­vos es­tu­dos”, dis­se Her­man­son.

ANGÉLICA FERNANDES

DEVERSON DA SIL­VA - PE­PI

‘Ama­bi­lis’. Si­mi­lar a es­pé­ci­es atu­ais, es­ti­ma­ti­va é de um cas­co com 12 cen­tí­me­tros de com­pri­men­to, mais 3 de ca­be­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.