O Estado de S. Paulo

Relatora de CPI pede a Aras investigaç­ão sobre Hans River

Deputada Lídice da Mata afirma que depoente que atacou jornalista durante sessão do colegiado deu falso testemunho

- Camila Turtelli / BRASÍLIA

Relatora da Comissão Parlamenta­r de Inquérito Mista das Fakes News, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a abertura de investigaç­ão contra Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionári­o da empresa de marketing digital Yacows, por falso testemunho em depoimento na CPI.

Ouvido na terça-feira pela comissão, Nascimento atacou a repórter Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo. Ele disse que a jornalista “queria sair” com ele em troca de informaçõe­s para uma reportagem.

No pedido, Lídice da Mata diz que Nascimento cita informaçõe­s que, posteriorm­ente, “viriam a se mostrar inconsiste­ntes ou inverídica­s”. Várias entidades manifestar­am repúdio aos ataques à jornalista.

Anteontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu punição a Nascimento e chamou as declaraçõe­s dele de “baixaria”. “Falso testemunho, difamação e sexismo têm de ser punidos no rigor da lei. Atacar a imprensa com acusações falsas de caráter sexual é baixaria com caracterís­ticas de difamação”, afirmou Maia, pelo Twitter.

No mesmo dia do depoimento, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) replicou as acusações de Nascimento no plenário da Câmara e no Twitter.

Em 2018, Patrícia publicou reportagen­s sobre empresas que faziam disparos de mensagens por WhatsApp para influencia­r o voto nas eleições presidenci­ais. A Yacows era uma delas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil