O Estado de S. Paulo

Fernández busca nova data para encontro com Bolsonaro

Presidente argentino diz que não deve ir à posse de Lacalle Pou, mas está disposto a encontrar brasileiro em outro dia

- BUENOS AIRES

O presidente argentino, Alberto Fernández, indicou ontem não ter certeza se conseguirá comparecer, em 1.º de março, à posse do presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, mas disse que buscará uma forma de se encontrar com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em uma outra agenda.

“Não sei se irei, porque nesse dia serão inaugurada­s as sessões ordinárias do Congresso aqui na Argentina, diante das quais devo fazer um discurso”, explicou Fernández em entrevista à rádio argentina Rivadavia. “Se não puder viajar nesse dia, vou propor (a Bolsonaro) viajar noutro dia para vê-lo”, acrescento­u.

A possível reunião entre os presidente­s do Brasil e da Argentina criou a expectativ­a de um sinal de distensão entre os dois países.

Na quarta-feira, Bolsonaro propôs ao ministro das Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, em visita ao Brasil, uma reunião bilateral com Fernández no Uruguai, à margem da posse de Lacalle Pou. Ontem, o presidente brasileiro reiterou seu desejo de encontrars­e com o colega argentino: “Estou interessad­o em conversar com Fernández.”

O peronista também revelou sua intenção de se encontrar “em algum momento do ano” com o presidente americano, Donald Trump.

A posse de Fernández, em dezembro, contou com a presença de Lacalle Pou, que já era presidente eleito, e Tabaré Vázquez, então presidente do Uruguai. Bolsonaro, irritado com o apoio de Fernández ao ex-presidente Lula, não foi à posse do argentino. Após dizer que não enviaria ninguém à cerimônia, mandou seu vice, Hamilton Mourão.

Para a posse de Lacalle Pou não foram convidados Nicolás Maduro (Venezuela), Daniel Ortega (Nicarágua), e Díaz-Canel(Cuba). Na avaliação do atual o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, deixá-los de fora é um erro “lamentável”.

 ?? JENS MEYER/AP–3/2/2020 ?? Compromiss­o. Fernández não deve ir à posse de Lacalle Pou
JENS MEYER/AP–3/2/2020 Compromiss­o. Fernández não deve ir à posse de Lacalle Pou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil