O Estado de S. Paulo

Aventura já movimentou astros e diretores importante­s

Clark Gable e Charlton Heston fizeram as versões anteriores, e a do segundo permanece viva na lembrança

- Luiz Carlos Merten

Harrison Ford tinha 7 anos – nasceu em 1942 – quando Clark Gable estrelou a primeira versão de Call of the Wild, dirigida pelo renomado William Wellman, já na época considerad­o um dos grandes de Hollywood. Tinha 30 e já havia feito alguns filmes quando surgiu a segunda, do inglês Ken Annakin, em 1972, com Charlton Heston. Nenhuma foi lançada no Brasil como O Chamado da Floresta. A de Wellman foi O Grito da Selva; a de Annakin, Catástrofe na Selva.

Publicado como folhetim em 1903 – e, portanto, anterior a Caninos Brancos –, foi o livro que deu projeção a Jack London. Sete anos antes haviam sido descoberta­s pepitas de ouro na confluênci­a dos rios Yukon e Klondike. O resultado foi uma ruidosa (e numerosa) migração de aventureir­os para o Alasca. Em 1897, o próprio London foi ser minerador nas região. A experiênci­a pode não tê-lo deixado rico, mas nutriu sua literatura. O Chamado da Floresta é sobre cão que é roubado na Califórnia e enviado ao Alasca para puxar trenós. Sofre maus-tratos, mas termina liderando a matilha e reencontra­ndo sua natureza selvagem.

É uma jornada de autoconhec­imento que Wellman filma do ângulo de outro Jack/Gable, que vive perdendo dinheiro em apostas, mas cuja sorte muda quando compra o cão meio lobo – Buck – e parte em busca do ouro. A versão de Annakin é melhor. Assistente de Carol Reed, ele foi durante muito tempo negligenci­ado como mero artesão. Pode ter sido medíocre no drama psicológic­o, como sustenta Jean Tulard no Dicionário de Cinema, mas como diretor de aventura e de guerra era ótimo. E não se pode esquecer da sua reconstitu­ição do ralí Londres-Paris, nos primórdios da aviação – Esses Homens Maravilhos­os com Suas Máquinas Voadoras.

Filmado num cenário impression­ante, Catástrofe expõe a rudeza e ganância dos homens e trata os temas nobres – coragem, lealdade – por meio do cão, que é um grande personagem.

 ?? UNIVERSAL PICTURES ?? ‘Catástrofe na Selva’. De 1972: Charlton Heston e Buck
UNIVERSAL PICTURES ‘Catástrofe na Selva’. De 1972: Charlton Heston e Buck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil