O Estado de S. Paulo

Entre a folia e a calmaria

- Adriana Moreira

Adoro carnaval – em todas as suas vertentes. Encaro a maratona de bloquinhos prévios, gosto de assistir aos desfiles das escolas de samba (de São Paulo e do Rio) e, se posso viajar, encaro as ladeiras de Olinda com o maior prazer. Infelizmen­te, ainda não tive a oportunida­de de ir para Salvador no carnaval, mas já corri atrás do trio elétrico no pré – o suficiente para ter uma ideia da delícia que seria estar ali durante os quatro dias de festa. Uma hora eu vou.

Se antigament­e para acompanhar todos esses movimentos era preciso zapear entre os canais, hoje basta abrir o Instagram para ser bombardead­o de imagens de amigos curtindo a folia. Alguns, como eu, se fantasiam, saem às ruas, cantam a plenos pulmões. Outros preferem se refugiar na praia ou no interior e passar bem longe de toda essa agitação. Pois esta edição do

Sextou! tem um pouquinho de cada um desses mundos, com sugestões para se jogar na folia ou relaxar na folga prolongada.

Nos últimos anos, as ruas de São Paulo, que ficavam vazias durante a folia de Momo, passaram a ganhar cada vez mais blocos – este ano, estão previstos mais de 600. Mas qual deles combina mais com você? Para ajudar nessa decisão, o

Divirta-se realizou uma curadoria e selecionou 40, que saem antes, durante e depois do carnaval – incluindo opções voltadas para as crianças. Um roteiro gratuito e focado na folia de rua – para bailinhos e outras festas, fique ligado na edição da próxima semana.

Prefere aproveitar o feriadão para viajar, mas ainda não decidiu para onde? O Viagem separou 43 opções de pacotes que ainda têm vagas, especialme­nte para quem deixou para decidir tudo na última hora (quem nunca, não é mesmo?). Com ou sem folia, você decide.

Caso você já tenha programado sua viagem carnavales­ca, a gente ajuda também: fizemos um pequeno guia com atrações, novidades e cuidados para quem vai viajar para as principais cidades foliãs do Brasil: Rio, Salvador, Recife e Olinda, Ouro Preto, Belo Horizonte e São Luiz do Paraitinga. Afinal, curtir a festa é ótimo, mas não custa nada tomar alguns cuidados a mais (e muita água).

Mas, se você for daqueles que prefere não colocar o pé para fora de casa para não correr o risco de encontrar um bloquinho, sem problemas. O Paladar pinçou doces de leite artesanais, feitos com ingredient­es mais puros, para você maratonar séries e filmes de colher na mão (ou mesmo preparando receitas – está tudo no nosso site). A equipe do Sextou!, por sinal, adorou essa reportagem: todos tivemos a oportunida­de de provar os doces.

Aliás, nada como ter um cantinho para relaxar em casa em dias assim. Dá para se inspirar em três projetos selecionad­os pelo Casa que se destacam pelo clima de dolce

far niente: uma rede preguiçosa pra deitar, um cantinho de leitura.

Não importa de que maneira você decida aproveitar os dias de folga: tem espaço para todo mundo. Que bom.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil