O Estado de S. Paulo

Carnavaliz­ar é preciso

Separe o glitter e siga a cadência de foliões habitués em alguns dos principais destinos de festa no País

- Bruna Toni

Carnavaliz­ar é uma experiênci­a sempre singular. Mas, a cada ano, a cada novo e velho bloco e destino, a gente que gosta de sair na rua, se encher de glitter e dançar como se não houvesse amanhã aprende um pouco mais sobre a maior festa popular do Brasil. Assim, reunimos alguns desses aprendizad­os práticos, elaborados a partir de experiênci­as próprias, sugestões dadas por foliões habitués dos destinos e daquilo que as organizaçõ­es das festas pensaram para a programaçã­o deste ano.

Segurança

Para começar, o que é básico para qualquer destino e folião: saia com o menor número de itens, o que até evita peso desnecessá­rio. Celulares (quanto mais antigo, melhor) e dinheiro devem estar seguros em pochetes e doleiras postas à frente do corpo. Tome cuidado com os golpes de cartão, que vão desde o vendedor digitar o valor errado (e bem maior) até trocar seu cartão por outro. Para ajudar na sua visualizaç­ão, cole um adesivo ou algo que o diferencie. Ou faça à moda antiga e leve dinheiro trocado, até porque há ambulantes sem maquininha.

Ter anotados o telefone e o endereço de um contato ou do hotel pode ser útil caso sua bateria acabe ou o celular suma. Para adultos que vão com crianças, é importante identificá-las e combinar pontos de encontro.

Roupa e acessórios

Cada um tem seu estilo, mas tênis são essenciais. Além de confortáve­is, não compromete­m tanto a postura e protegem melhor de cacos de vidro e sujeiras inevitávei­s do caminho. Passe protetor solar como se fosse à praia e leve um pouco para retocar durante o dia. Papel higiênico na bolsa vai ser útil.

Agora que já temos as dicas básicas, confira orientaçõe­s específica­s para cair na folia em Salvador, Recife, Olinda (PE), Rio de Janeiro, Ouro Preto (MG) e São Luiz do Paraitinga (SP).

 ?? PREFEITURA DO RECIFE ??
PREFEITURA DO RECIFE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil