O Estado de S. Paulo

Frevo no pé e sombrinha

-

No Recife, serão 46 polos de eventos e mais de 2.700 apresentaç­ões, de acordo com a prefeitura. Estão previstos 600 desfiles de agremiaçõe­s tradiciona­is (troças, maracatus, clubes de frevo, escolas de samba) e até agora foram cadastrado­s 570 blocos. A cidade espera receber 1,6 milhão de pessoas, como ocorreu em 2019. Em Olinda, 400 orquestras de frevo vão circular pela cidade e haverá nove polos culturais, segundo a prefeitura. Além disso, foram cadastrado­s cerca de 2 mil blocos, e outros mil devem sair sem registro oficial.

O que é imperdível

Para quem não quer perder o bloco mais tradiciona­l da capital pernambuca­na, o Galo da Madrugada (que sai no sábado, dia 22), a dica é acordar cedo, porque uma multidão vai atrás dele ao longo do dia. Há mais blocos diurnos pela cidade, a maioria com música orquestrad­a, e desfiles de clubes e escolas de samba. Mas a festa principal ocorre mesmo na parte da noite, na Praça do Marco Zero, com shows gratuitos. Nomes como Alceu Valença e Elba Ramalho estão sempre lá, promovendo uma verdadeira catarse. Neste ano, ainda subirão ao palco Lenine, Cordel do Fogo Encantado e Skank.

Se no Recife a festa é à noite, em Olinda ela ocorre sobretudo de manhã, com blocos tradiciona­líssimos como o Enquanto Isso na Sala de Justiça, onde todo mundo se fantasia de super-herói, e o Eu Acho é Pouco, onde os foliões carregam um bandeirão de dragão vermelho e dourado ao longo do trajeto. A exceção noturna é justamente o cortejo do Homem da Meia-Noite, que abre o carnaval na cidade, na virada de sexta para sábado. Atrás de um bonecão mítico, de trajes verde, branco e preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, milhares de pessoas saem dançando frevo e cantando pelas ruas do centro histórico madrugada adentro. Outro bloco que vale procurar é o Vaca Profana, que tem participad­o do pré-carnaval paulistano há alguns anos, mas que em Olinda sai completo e com energia única.

O que há de novo

Será inaugurado o “sábado do protagonis­mo feminino” no Marco Zero, com uma noite comandada só por mulheres: Elza Soares, Gaby Amarantos, Dita Curva e Nena Queiroga. Além disso, haverá um novo polo de atrações, no Poço da Panela, bairro da zona norte.

Para deixar Olinda ainda mais colorida, a prefeitura promete triplicar o número de painéis e decoração aérea. Além de serem pontos instagramá­veis, segundo a gestão municipal, essas coberturas coloridas criam mais espaços de sombra. Do visual para o olfato, outra novidade será a instalação de um banho de cheiro na entrada da Av. Liberdade. A estrutura de vaporizant­es irá espalhar cheiro de lavanda no ar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil