O Estado de S. Paulo

Vai de axé ou batucada?

-

Foram 731 inscrições de blocos no Rio. Desses, 543 foram pré-aprovados e 423 cortejos já têm cadastro efetivado, segundo a Riotur – o número pode subir até o início da folia. A cidade espera receber 2 milhões de turistas no carnaval. Em Salvador, a contagem não é só de atrações, mas por tempo de som. Segundo a prefeitura, serão “5 mil horas de música, com mais de 700 apresentaç­ões nos circuitos”. Delas, 200 serão para o folião pipoca (que não paga para ir atrás do trio) e há espaços temáticos nos bairros com apresentaç­ões grátis.

O que é imperdível

Blocos clássicos do Rio valem a pena se você nunca viu, por exemplo, o Cordão do Bola Preta, um dos maiores e mais tradiciona­is do País, sair na manhã de sábado pelo Centro. Mas prepare-se, porque são sempre milhões de foliões. Quem resolve ver os desfiles das escolas de samba no Sambódromo compromete parte do dia para ir até lá e virar a noite, mas a experiênci­a é marcante.

Ir atrás dos trios dos grandes artistas baianos de axé é sempre uma grande festa e experiênci­a. Filhos de Gandhy no circuito do Campo Grande, onde também rola uma noitada de samba na quinta-feira pré-carnaval, e a saída do bloco Ilê Ayê no bairro do Curuzu são um mergulho na cultura afro e baiana.

O que há de novo

Como em 2019, os megablocos do Rio, como o Fervo da LUD e o Bloco da Anitta, foram transferid­os para avenidas centrais. De acordo com a Riotur, a estrutura de carnaval será mantida na Av. Presidente Antônio Carlos, perto da Av. Primeiro de Março. Ainda segundo o órgão, foi adotado um novo protocolo de segurança no Centro com a implementa­ção de barreiras para evitar a entrada de garrafas de vidro e objetos cortantes nos cortejos. São 24 pontos de bloqueios com detectores de metais.

Na capital baiana, a folia começa oficialmen­te na quinta-feira (20), com a apresentaç­ão de Carlinhos Brown e Movimento Percussivo Timbaleira Drummers, com 150 músicos, a partir do Farol da Barra. Mas já há novidades no sábado (15), com o Pré-Carnaval Náutico na Baía de Todos-os-Santos, próximo ao Solar do Unhão (Museu de Arte Moderna da Bahia), que antes ocorria só no carnaval. É uma festa no mar, gratuita e com a presença da banda Filhos de Jorge e da DJ Ana Julieta.

No carnaval, os bairros terão FitDance Kids, versão infantil da franquia de dança FitDance, que vai ensinar coreografi­as das músicas mais tocadas no verão. Artistas da cena independen­te se reúnem no Espaço Cultural da Barroquinh­a, em frente à Praça Castro Alves, no Centro. No bairro do Rio Vermelho, será montado o Espaço Mix, para várias vertentes musicais, com artistas como Márcio Mello, Quabales e Maglore.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil