O Estado de S. Paulo

Blocos em ruas históricas

-

Ouro Preto, a mais popular das cidades históricas do Brasil, tem mais um motivo para festejar durante o carnaval: está celebrando 40 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco neste ano. Serão aproximada­mente 80 atrações, entre blocos, shows, desfiles de escola de samba e bailes de máscaras, segundo a prefeitura. Em São Paulo, para quem gosta de carnaval tradiciona­l em cidade histórica, São Luiz do Paraitinga (175 km da capital) prevê 42 atrações gratuitas, entre os blocos e shows.

O que é imperdível

O carnaval de Paraitinga é essencialm­ente de marchinhas e composiçõe­s próprias de blocos como Juca Teles, super tradiciona­l na cidade e que desfila com seu bonecão icônico já no sábado de manhã. Os demais cortejos saem à tarde e invadem a noite, então dá para estender até a madrugada sem grandes prejuízos físicos no dia seguinte.

Quem for a Ouro Preto, uma cidade essencialm­ente universitá­ria, não pode perder ao menos um dos quatro grandes blocos fechados que saem a cada dia, geralmente entre 15h e 22h: do Caixão, da Praia, o Chapado e o Cabrobró. Custam a partir de R$ 200 em média – têm pista com open bar e camarotes com mais itens. Outro destaque são as festas nas repúblicas estudantis, que podem rolar tanto de dia quanto à noite. Algumas vendem pacotes com hospedagem e open bar.

Experiment­e também conhecer as atrações gratuitas e tradiciona­is que Ouro Preto tem. Neste ano, a festa de rua vai relembrar a disputa histórica entre dois grupos de moradores, os jacubas e os mocotós, que representa­vam uma classe social cada e hoje se reúnem para promover uma folia mais democrátic­a e gratuita na Praça Tiradentes. Outros eventos gratuitos: o desfile do tradiciona­l Zé Pereira dos Lacaios, os desfiles das escolas de samba e o show da banda Tianastáci­a.

O que há de novo

Ouro Preto terá baile de máscaras a céu aberto, com animação de um dos mais famosos blocos mineiros, o Baianas Ozadas. O evento será na quintafeir­a (20), às 23h, no Largo do Cinema. A entrada é gratuita.

A principal mudança deste ano no carnaval de Paraitinga é a transferên­cia do Bloco do Barbosa, tão famoso quanto o Juca Teles, para a segunda de carnaval, dia 24. Antes, o cortejo, comandado pelo próprio Barbosa, motorista de 63 anos, encerrava a festa na terça, com milhares de pessoas cantando em looping sua música. O objetivo é diminuir um pouco o número de pessoas que visitam a cidade apenas no último dia da festa, quando é oficialmen­te feriado.

 ?? ANE SOUZA ?? Ouro Preto. Batuque se aprende desde cedo, nos blocos da cidade histórica mais agitada do carnaval mineiro
ANE SOUZA Ouro Preto. Batuque se aprende desde cedo, nos blocos da cidade histórica mais agitada do carnaval mineiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil