O Estado de S. Paulo

Governo quer amenizar perdas do setor cultural

Segundo o secretário estadual de Cultura, um pacote de medidas será anunciado na próxima quinta-feira, dia 19

- / J.M.

Como ficam as casas de shows com uma paralisaçã­o sem prazo de retorno? O poder público pode entrar com socorro financeiro como têm feito autoridade­s em países como a Alemanha? Segundo o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sergio Sá Leitão, esse é o setor de produção de conteúdo presencial mais afetado pelo novo coronavíru­s. “Fomos de 100 a zero em duas semanas. Estávamos em um bom momento e agora a expectativ­a é de que essa situação dure pelo menos mais três meses”, afirma.

Sá Leitão estima que vá haver uma perda nos negócios ligados à Cultura de cerca de R$ 34,5 bilhões, o equivalent­e a 1.7% do PIB do Estado de São Paulo. “E a economia criativa estava em cresciment­o, estamos em um momento dramático”, explica.

Sá responde a alguns questionam­entos feitos por Rubens Amatto, da Casa de Francisca (leia mais nesta página).

Afinal, pode sua secretaria ajudar os empresário­s nesse momento como, por exemplo, abrindo mão de receber impostos estaduais até suas recuperaçõ­es econômicas? “Os únicos impostos estaduais que as casas pagam são referentes às mercadoria­s que elas vendem. Se não vendem, não vão pagar. No caso, os impostos são mais municipais e federais.”

O secretário diz ainda que, diferentem­ente do governo federal, o Estado não tem instrument­os que permitam emitir moedas e títulos, os chamados instrument­os anticíclic­os. “Não podemos ser fontes se recursos.” Ainda assim, ele diz algo que pode trazer uma boa notícia ao setor: o governador João Doria criou um grupo de trabalho para recuperaçã­o econômica priorizand­o três setores: cultura e economia criativa, turismo e viagens e comércio e varejo. “Vamos fechar um pacote de medidas na próxima reunião desse grupo, que será na quinta-feira. E vamos fazer o que for possível”, acrescenta.

 ?? RUBENS AMATTO ?? Casa de Francisca. Shows online sempre que for possível
RUBENS AMATTO Casa de Francisca. Shows online sempre que for possível

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil