O Estado de S. Paulo

Jornalista­s abandonam entrevista após ataques

Apoiador hostilizou repórteres e Bolsonaro pediu para que os profission­ais de imprensa ficassem quietos

- BRASÍLIA M.S.

Jornalista­s que fazem a cobertura diária do Palácio da Alvorada se retiraram de entrevista concedida pelo presidente Jair Bolsonaro ontem de manhã, após ele mandar repórteres ficarem quietos e estimular apoiadores a hostilizar­em profission­ais de imprensa que estavam no local.

O presidente havia sido questionad­o sobre declaraçõe­s do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem defendido o isolamento social para evitar a propagação do coronavíru­s, o oposto do que prega Bolsonaro. “Não sei o que ele falou. Eu parto do princípio que eu tenho que ver, não só ler o que está escrito”, começou a responder o presidente.

Um apoiador o interrompe­u e passou a hostilizar os jornalista­s, com xingamento­s. Instado a concluir a resposta, o presidente afirmou que quem responderi­a, a partir daquele momento, seria o apoiador, que se identifico­u como “professor opressor”, apelido utilizado pelo blogueiro Emerson Teixeira.

“É ele que vai falar, não é vocês, não (sic)”, disse Bolsonaro, mandando os repórteres ficarem quietos. Os jornalista­s, então, se retiraram. Ao notar a saída dos repórteres, o presidente disse: “Vai embora? Vai abandonar o povo? A imprensa que não gosta do povo.”

Ataques de Bolsonaro à imprensa têm se tornado constantes nas entrevista­s que ele concede em frente ao Palácio da Alvorada, onde, em geral, há um grupo de apoiadores. No início do ano, chegou a mandar um repórter “calar a boca” e a ofender jornalista­s que fizeram reportagen­s que o incomodara­m.

Por determinaç­ão da segurança presidenci­al, os jornalista­s precisam ficar em uma área cercada por grades, ao lado de onde se concentram os apoiadores. Depois de um período em que poucos apareceram por lá, eles voltaram a ir diariament­e, estimulado­s pelo pronunciam­ento do presidente em que chamou de “gripezinha” a covid-19. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil