O Estado de S. Paulo

Série propõe diálogo íntimo entre as famílias

-

Quando a mãe da holandesa Elma Van Vliet ficou doente, ela percebeu que conhecia muito pouco do seu passado. Foi aí que surgiu Mãe, Me Conta a Sua História, o primeiro de uma série de livros que podem ser interessan­tes também neste momento de quarentena, Isso porque eles podem funcionar como um projeto para as crianças desenvolve­rem sobretudo com os avós. Esse livro de estreia e os seguintes, voltados a pais, avôs e avós, foram publicados pela Sextante.

Os volumes são, na verdade, cadernos de perguntas que deram origem a outros produtos, como jogos para famílias, inéditos aqui, e viraram best-seller. “A demanda e o sucesso de obras como essas vêm da nossa necessidad­e de nos conectarmo­s com as pessoas que são mais importante­s em nossa vida”, disse a autora em entrevista recente ao ‘Estado’.

Outro livro que pode ser de grande utilidade neste momento – agora pensando em crianças que estão aprendendo a lidar e a nomear sentimento­s novos e também nos pequenos que se animarem a escrever sua biografia – é o infantil Emocionári­o: Diga o Que Você Sente, da espanhola Cristina Nuñez Pereira com ilustraçõe­s de vários artistas, também publicado pela Sextante. A ilustração ao lado, da argentina Cynthia Orensztajn, por exemplo, acompanha a explicação sobre o que é irritação. Na obra, que está disponível também na versão digital, a autora nomeia mais de 40 emoções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil