O Estado de S. Paulo

Capital cogita internar mesmo com quadro leve

- / B.R.

A Prefeitura de São Paulo deve mudar seu protocolo de atendiment­o na próxima semana e internar pacientes com sintomas leves de covid-19. Até aqui, as pessoas com esses sintomas eram mandadas para casa, com orientação para ficarem isoladas de familiares. Agora, devem ficar no hospital de campanha do Anhembi, na zona norte.

A mudança se mostra necessária, segundo o secretário da Saúde, Edson Aparecido, porque a Prefeitura constatou que há grande volume desses pacientes que volta a procurar a Saúde, em um segundo atendiment­o na rede de atenção básica, já com um quadro agravado de dificuldad­e respiratór­ia, precisando de auxílio mecânico para respirar e de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que estão próximas da lotação.

“O que estamos pensando é a atenção básica (os postos de saúde dos bairros) receber esses pacientes e já transferir para o Anhembi. Lá, eles vão ser testados e vão ficar em observação”, afirmou o secretário. Com a mudança, a Prefeitura tenta evitar que os pacientes evoluam a ponto de precisar de UTI. Até a quinta-feira, a cidade contava com 161 leitos vagos de UTI e 230 ocupados. Na rede estadual, que dá apoio à rede da capital e das demais cidades da região metropolit­ana, há índice de ocupação de 70% dos leitos de UTI com pacientes da covid-19.

Enterros. Ao menos mil gavetas plásticas, desenvolvi­das para envolver caixões de corpos contaminad­os com doença infecciosa, estão sendo comprados pela Prefeitura, de forma emergencia­l. As primeiras 150 unidades devem chegar até o fim deste mês. Até a noite de ontem, 690 pessoas morreram na cidade por coronavíru­s. Outras 1.138 aguardam laudo.

A Prefeitura também começou a avaliar a necessidad­e de aquisição de caminhões frigorífic­os para acomodar corpos entre a constataçã­o do óbito e a cerimônia de enterro. O temor é de que o tempo de espera aumente. A Prefeitura já contratou uma empresa terceiriza­da, por R$ 8,9 milhões, para fornecer mão de obra, em especial coveiros, para evitar gargalos nos sepultamen­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil