O Estado de S. Paulo

Bloqueio total já atinge ao menos 6,8 milhões de brasileiro­s

A medida está em vigor em três capitais, São Luís, Belém e Fortaleza, e é alvo de estudo em outros Estados

- Felipe Resk / RECIFE /COLABOROU CAIO SARTORI

Ao menos 6,8 milhões de brasileiro­s já vivem em cidades sob regime de bloqueio completo por causa do novo coronavíru­s. A medida está em vigor em três capitais, São Luís, Belém e Fortaleza, mas também é alvo de estudo ou foi aplicada parcialmen­te em outros 13 Estados, incluindo Rio e São Paulo.

O lockdown, termo usado para designar o fechamento das cidades, é considerad­o o último recurso contra o avanço da covid-19 e foi adotado em outros países, como Itália e Espanha. Com modelo mais rígido de isolamento, os moradores só podem sair de casa em casos autorizado­s, como para comprar alimento, remédio ou ir ao médico, sob pena de multa ou até de responder a ações penais.

Nesta semana, o ministro da Saúde, Nelson Teich admitiu, pela primeira vez, que locais mais afetados pela pandemia devem endurecer o confinamen­to. Dez Estados são responsáve­is por 90,6% dos óbitos registrado­s no Brasil. Entre eles, Maranhão, Pará e Ceará já anunciaram fechamento de 15 cidades. Na Bahia e no Rio, os prefeitos das capitais anunciaram “lockdown parcial”, com bloqueios em alguns bairros.

Com os sistemas de saúde já sobrecarre­gados, Pernambuco e Amazonas chegaram a pedir o fechamento, mas a medida foi negada pela Justiça. Os governos de São Paulo e Espírito Santo admitem a possibilid­ade de restringir mais o isolamento social. No Paraná, o 10.º no ranking de vítimas por coronavíru­s, o prefeito de Curitiba afastou a hipótese até o momento.

Em Fortaleza, o “confinamen­to obrigatóri­o” passa a valer hoje imposto por decretos publicados pelo prefeito e pelo governador ( mais informaçõe­s nesta página). “Nas poucas vezes que saí de casa percebi que o isolamento social em Fortaleza não está acontecend­o da forma correta”, diz a professora Fernanda Valente, de 41 anos, que aprova a medida.

No Pará, o bloqueio total começou a valer ontem. A decisão inclui Belém, além de municípios da região metropolit­ana e do interior. A primeira iniciativa ocorreu no Maranhão – após decisão da Justiça, que foi acatada pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Sob argumento de ocupação total de leitos, São Luís e as cidades vizinhas São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar foram fechadas. O lockdown começou a valer na terça-feira e bloqueios foram adotados. Para circular, as pessoas precisam estar de máscara e comprovar, por documento, que trabalham em serviço essencial ou precisam sair de casa por abastecime­nto ou socorro.

Parcial. No Rio, o prefeito Marcelo Crivella (Republican­os) anunciou “lockdown parcial” a partir da zona oeste, região onde há mais aglomeraçõ­es. A medida foi tomada após o Ministério Público encaminhar relatório da Fiocruz defendendo a adoção urgente de medidas rígidas de isolamento. O governador Wilson Witzel (PSC) vem sendo pressionad­o a adotar 0 bloqueio total. Ele acredita, porém, que cabe a cada município impor medidas restritiva­s.

 ?? PREFEITURA DE SAO LUIS ?? Rigor. Nas cidades em que está e m vigor o bloqueio total, a fiscalizaç­ão tem sido intensa, com o objetivo de reduzir ao máximo a circulação de pessoas
PREFEITURA DE SAO LUIS Rigor. Nas cidades em que está e m vigor o bloqueio total, a fiscalizaç­ão tem sido intensa, com o objetivo de reduzir ao máximo a circulação de pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil