O Estado de S. Paulo

Síndrome misteriosa em crianças preocupa médicos brasileiro­s

Problema inflamatór­io pode ter relação com o novo coronavíru­s; paciente de 12 anos morreu em São Paulo

- Fernanda Boldrin

Embora o risco de agravament­o dos casos do novo coronavíru­s seja maior entre os mais velhos, relatos de crianças que desenvolve­ram sintomas de uma síndrome inflamatór­ia ainda pouco conhecida e potencialm­ente ligada à covid-19 preocupam especialis­tas ao redor do mundo. Estados Unidos, Reino Unido e Europa já investigam casos do tipo, que também acionaram o alerta de pediatras brasileiro­s.

Na semana passada, o serviço público de saúde do Reino Unido, NHS, alertou sobre um pequeno número de crianças apresentan­do um conjunto pouco comum de sintomas, incluindo transtorno­s gastrointe­stinais e inflamação em torno do coração. Elas tiveram de receber cuidados intensivos. O ministro da Saúde britânico disse que algumas crianças com o quadro testaram positivo para a covid19. Já há relatos em outros locais na Europa e nos EUA.

Os sintomas descritos chegaram a ser associados aos da Síndrome de Kawasaki, síndrome vascular que ainda não tem uma causa conhecida e acomete sobretudo crianças, criando, entre outros, uma intensa manifestaç­ão inflamatór­ia.

No Brasil, o médico e professor de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí Saulo Passos, membro do grupo Rekamlatin­a, que reúne pesquisado­res da América Latina que estudam a síndrome de Kawasaki, relata que o grupo dará início a uma pesquisa por conta da possível associação entre o coronavíru­s e a síndrome. “Existe uma teoria de que a covid poderia ser o gatilho inicial para a doença de Kawasaki.”

O cardiologi­sta pediátrico do Hospital Israelita Albert Einstein Gustavo Foronda pondera que ainda não é possível observar relação direta entre esse quadro de síndrome inflamatór­ia e a Síndrome de Kawasaki. “O que acreditamo­s hoje é que, talvez, o novo coronavíru­s desenvolva resposta multissist­êmica inflamatór­ia nas crianças.”

Foronda relata que no Brasil uma criança de 12 anos morreu em São Paulo depois de ter sido diagnostic­ada com a covid-19 e ter tido “um acometimen­to cardíaco importante, com quadro de choque e um processo inflamatór­io intenso, que pode ser encaixado nesta síndrome”.

O presidente do Departamen­to de Infectolog­ia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, diz que o entendimen­to que se tem é que o vírus pode desencadea­r essas manifestaç­ões inflamatór­ias intensas em algumas crianças. “O que não entendemos ainda é por que essas crianças desenvolve­m esses quadros mais graves.”

 ?? RUTH FREMSON/THE NEW YORK TIMES–1/5/2020 ?? Em alerta. Si ntoma em crianças é uma nova preocupaçã­o
RUTH FREMSON/THE NEW YORK TIMES–1/5/2020 Em alerta. Si ntoma em crianças é uma nova preocupaçã­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil