O Estado de S. Paulo

Dias de folga:

- O QUE LEVAR EM CONTA ANTES DE COMPRAR

Muitas empresas estão antecipand­o férias e poderão fazer o mesmo com feriados. “Então, aquela data que você imagina que terá livre poderá não estar”, lembra Guilherme de Almeida Prado, diretor do Konkero, portal de comparação de serviços financeiro­s. “Além disso, os calendário­s das escolas estão indefinido­s e também podem mudar as datas de férias.”

Saúde no destino:

Eliseu Alves Waldman, professor do Departamen­to de Epidemiolo­gia da Faculdade de Saúde Pública da Universida­de de São Paulo (USP), recomenda que o viajante procure saber como está a situação do novo coronavíru­s na cidade a ser visitada: “A pessoa tem de ver se aquele município está tranquilo nos 30 dias antes de viajar”.

Regras para remarcação:

“Não está claro até quando vai a quarentena. Pode ser que volte o vírus em determinad­a cidade ou país e aí sua viagem tenha de ser adiada. Ou pode ser que você mesmo não se sinta tão à vontade para viajar quando chegar a data”, observa o diretor da Konkero. Observe as regras para remarcação diretament­e com as empresas (veja dicas em bit.ly/duvida-viagens).

Solidez da empresa:

Para diminuir a possibilid­ade de perda, o viajante pode buscar companhias já conhecidas e bem avaliadas pelos consumidor­es, em sites como Procon-SP (procon. sp.gov.br) e Reclame Aqui (reclameaqu­i.com.br). “Pagar antecipado em um setor que deve ter empresas fechando as portas pode ser um alto risco”, explica Almeida Prado. “Buscar empresas mais sólidas é importante.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil