O Estado de S. Paulo

Sucesso do câmbio automático no País

Única coisa em comum com caixa automática do tipo convencion­al ou CVT é que não há pedal de embreagem

-

Há marca de carro que vende câmbio automatiza­do como se fosse automático. Em comum, eles não têm pedal de embreagem e o motorista não precisa passar as marchas, mas são sistemas bem diferentes.

No automático convencion­al, o conversor de torque faz o papel de embreagem. Há um conjunto de discos (marchas) e uma engrenagem planetária.

O conversor de torque é acoplado ao volante do motor. Esse tipo de caixa pode ter dez marchas, como a do Chevrolet Camaro e do Ford Mustang.

Mais marchas significam menores consumo de combustíve­l e emissões de poluentes. Além disso, essas caixas aprimoram o conforto e o desempenho.

CVT mira famílias.

O CVT, sigla de transmissã­o continuame­nte variável, é focado no conforto e na redução do consumo. Esse tipo de transmissã­o tem relações infinitas. Na prática, as aceleraçõe­s ocorrem de modo contínuo e gradual.

Tecnicamen­te, esses câmbios não têm marchas. Mas graças a sistemas de gerenciame­nto eletrônico, em carros mais modernos é possível simular trocas de “marchas virtuais”.

Pesa contra o CVT as respostas morosas e um tanto anestesiad­as. Por isso esse câmbio é comum em veículos cujo apelo não está ligado ao desempenho, como é o caso dos familiares.

O câmbio automatiza­do, por sua vez, é igual a uma caixa manual, mas seu gerenciame­nto é eletrônico. Embora haja embreagem (uma ou duas), o acionament­o e as passagens de marcha independem de comandos feitos pelo motorista.

No sistema com embreagem única, há trancos nas trocas e elevação excessiva da rotação do motor, o que tende a aumentar o consumo. No de duas, esses problemas são eliminados.

Uma embreagem aciona as marchas pares e a outra, as ímpares. Esses dispositiv­os garantem trocas rápidas e bastante prazer ao volante. Não à toa, equipam carros de marcas como as alemãs Audi e Porsche.

 ??  ??
 ?? YPSILANTI AUTOMOTIVE MUSEUM/DIVULGAÇÃO ?? Hydra-Matic. Marca da GM virou sinônimo do sistema
YPSILANTI AUTOMOTIVE MUSEUM/DIVULGAÇÃO Hydra-Matic. Marca da GM virou sinônimo do sistema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil