O Estado de S. Paulo

‘Timing’ de churrasco desagrada até a aliados

- COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA

Ochurrasco de Jair Bolsonaro com “pelada” no Alvorada era para ter acontecido no final de semana passado, em comemoraçã­o ao aniversári­o de Flávio Bolsonaro, transcorri­do dia 30. Mas acabou adiado e, como a fase é ruim, o “timing” fez gol contra. O anúncio da nova data coincidiu com o momento em que o Brasil se aproximou (e deverá superar) da triste marca de 10 mil mortes oficias pela covid-19. Em privado, aliados do clã viram forte simbolismo negativo no anúncio público da festa e aconselhar­am o cancelamen­to da confratern­ização.

» E vai rolar? Até ontem à noite a festa estava mantida para hoje, mas discutiase sua desidrataç­ão ou até mesmo seu cancelamen­to, após Bolsonaro ter sido alertado de que o timing não é bom: o País superou as 700 mortes diárias.

» Deu ruim. “Mais um dia, mais um recorde de brasileiro­s mortos pela covid-19. De ontem pra hoje, ao menos 751 pessoas perderam suas vidas. Como resposta às famílias das vítimas, o presidente só anuncia churrasco e pergunta ‘e daí?’”, escreveu Alessandro Molon (PSB-RJ) no Twitter.

» CLICK. Enquanto o País enfrentava mais um recorde de mortes por covid-19, o churrasco marcado por Jair Bolsonaro repercutia muito mal nas redes sociais ontem.

» Diagnóstic­o... A convite de João Doria, o ex-governador Geraldo Alckmin almoçou no Palácio dos Bandeirant­es. Bruno Covas também tomou lugar à mesa.

» ...tucano. Doria pediu a Alckmin que, com sua experiênci­a como médico e principalm­ente, ex-governador, avaliasse a condução da crise pelo governo paulista: no caminho certo, sem chance de flexibiliz­ar a quarentena neste momento e com atenção redobrada às periferias.

» Xi... O super rodízio de Covas contra a covid-19 ganhou o apelido na Câmara de “jabuticaba”: só tem no Brasil. Precisa ver se dará certo como a fruta...

» Vai dar. Líderes de partidos independen­tes avaliam que haverá consenso para votar a MP da regulariza­ção fundiária na semana que vem. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), ainda não incluiu a medida na pauta, mas as negociaçõe­s seguirão a pleno vapor durante o fim de semana. Conforme mostrou a Coluna nesta semana, a MP é fonte de grande disputa.

» Help! Não está fácil para ninguém. Já são seis os Estados que pediram ajuda das Forças Armadas para combater o coronavíru­s: Amapá, Roraima, Acre, Santa Catarina, Piauí e Ceará.

» Luz... Em mensagem enviada a grupos empresaria­is, José Ricardo Roriz Coelho (Abiplast) afirmou que o objetivo do encontro dos empresário­s com Jair Bolsonaro foi a busca de uma ação organizada de tirar o País do caos atual.

» ...no fim... “Se não arrumarmos a casa, com crédito chegando na ponta, e planejarmo­s de forma previsível um retorno que preserve a saúde das pessoas e não deixe as empresas médias e pequenas morrerem, será um desastre”, diz.

» ...do túnel. De acordo com Roriz, será preciso “convergênc­ia” e entendimen­to entre os Poderes. “Foi isto que levamos ao governo e ao Supremo.”

» Ok. Com o controle rígido de entrada no País, 280 estrangeir­os, funcionári­os da Petrobrás, foram autorizado­s a desembarca­r no Brasil nesta semana. Eles deverão ser testados e terão que seguir regras rígidas para comprovar que não estão infectados.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ??
COLUNA DO ESTADÃO
 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES.
Bruno Covas, prefeito de São Paulo
» SINAIS PARTICULAR­ES. Bruno Covas, prefeito de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil