O Estado de S. Paulo

Mercado se mostra mais pessimista com Ibovespa

-

A expectativ­a do mercado financeiro para a evolução do Ibovespa na próxima semana ficou mais pessimista, segundo o resultado do Termômetro Broadcast Bolsa. A soma dos que acreditam que o principal índice do mercado acionário ficará estável ou em baixa já supera aqueles que respondera­m que a indicação é de alta. De um total de 18 respostas, 27,78% se posicionar­am pela baixa, ante 20% do levantamen­to anterior. Pela estabilida­de, foram 27,78% frente a 30% passados. O porcentual daqueles que esperam por ganhos (44,44%) volta a se equiparar à percepção mais negativa de um mês atrás. Na última pesquisa, essa fatia era de 50%.

O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte.

Os investidor­es seguem atentos à cena política, tanto no Brasil quanto no exterior, com o presidente dos EUA, Donald Trump, voltando a subir o tom na disputa comercial com a China.

No Brasil, a busca na ata do Copom será por pistas sobre o posicionam­ento mais suave em prol da flexibiliz­ação monetária que o BC tomou na última reunião, além do indicativo claro de que haverá nova redução no encontro de junho.

Nesta próxima semana, a autoridade monetária divulga o IBC-Br março. Também para março, são os dados do volume de serviços e vendas no varejo a serem divulgados pelo IBGE, que vêm complement­ar a perspectiv­a mais negativa já indicada nos números da indústria, com retração de 9,1% ante fevereiro. Isso em meio a safra de balanços, como os de Petrobras, Via Varejo, Suzano e CSN.

Nos EUA, também serão divulgados dados de vendas no varejo e produção industrial, que pegam em cheio o mês de abril, quando o número de contaminaç­ões e mortes pela covid-19 subiu mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil