O Estado de S. Paulo

‘FLORAIS SÃO REMÉDIOS VIVOS QUE FAZEM FLORIR SAÚDE’

-

Com a pandemia, as pessoas tendem a se sentir mais ansiosas, depressiva­s e angustiada­s. E muitas buscam práticas naturais para tentar driblar esses efeitos. Para entender melhor como funcionam os florais, a coluna conversou com o alquimista Joel Aleixo, que atua na área da alquimia floral há mais de 30 anos. “Quando manipulamo­s uma essência floral alquímica, conseguimo­s trazer a exuberânci­a, força e potenciali­dade da natureza para o líquido e, consequent­emente, para o corpo de quem bebe”, explica ele. Confira a seguir.

• Com a pandemia, as pessoas tendem a ficar mais ansiosas, irritadas e depressiva­s. Como os florais atuam para ajudar a controlar esses sentimento­s? Depressão e ansiedade são sintomas completame­nte opostos ao que vemos na natureza, que é exuberante em qualquer estação do ano. Quando manipulamo­s uma essência floral, conseguimo­s trazer essa exuberânci­a, força e potenciali­dade da natureza para o líquido, o que chamamos de alquimia floral. A floresta, mesmo vista na

TV, remete o nosso cérebro e nosso corpo a lembranças de lugares amplos, abertos e coloridos. E o corpo entende isso, não só vendo e ouvindo a natureza, mas também bebendo.

• Pode-se considerar que os florais são remédios para a alma? As alquimias florais são remédios vivos que podem levar a natureza para dentro de nós. Vemos que os florais fazem florir saúde e cura mesmo num jardim onde a terra não está boa. Um corpo doente precisa ser tratado com uma medicina viva.

• Em quanto tempo se nota os resultados do dos florais? Observamos que isso varia de acordo com a idade. Nas crianças, adolescent­es e jovens é muito rápida a atuação, em alguns dias já vemos resultados. Em pessoas acima dos 40 anos, com ideias, conceitos, dogmas e crenças já definidos, o efeito leva um pouco mais de tempo.

• Existe alguma restrição? Sempre brinco que os florais alquímicos podem ser tomados desde quando o bebê está na barriga da mãe. Inclusive, temos experiênci­as com pacientes que se tratam há mais de 10 anos. Não há restrições, eles podem ser tomados em todas as idade. Qualquer pessoa pode fazer uso, com a grande vantagem que são essências que não apresentam nenhum tipo de efeito adverso, como a alta dosagem, pois são totalmente naturais. Porém, gestantes, lactantes e quem tenha alguma alergia a plantas, deve consultar seu médico./SOFIA PATSCH

 ?? ARQUIVO PESSOAL ??
ARQUIVO PESSOAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil