O Estado de S. Paulo

Presidente sente efeito de minimizar a covid-19

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA

Quase dois meses após o início das medidas de isolamento social no Brasil, Jair Bolsonaro sente os impactos de sua insistente postura em minimizar a covid-19. Como mostrou em primeira mão a Coluna, até aliados do presidente acharam de péssimo tom o churrasco anunciado (e, por causa disso, depois cancelado) para o final de semana em que o Brasil completari­a a fúnebre marca de dez mil mortos. Por essas e outras, a maioria dos brasileiro­s prefere seguir o que dizem os governador­es. É o que indica pesquisa inédita feita a pedido da Coluna.

» Em quem acreditar? As recomendaç­ões dos governador­es, em sua maioria pelo isolamento social como medida eficaz de combate à covid-19, têm mais influência no comportame­nto dos brasileiro­s do que o discurso de Jair Bolsonaro pela flexibiliz­ação das quarentena­s e retomada da atividade econômica.

» Nos governos. Pesquisa do Instituto Travessia indica que 65% dos entrevista­dos preferem seguir orientaçõe­s dos seus governador­es. O presidente convence só 18%, porcentual colado ao dos que disseram não seguir orientação de nenhum dos dois, 17%.

» Quem? A pesquisa também apontou que, após 22 dias à frente do Ministério da Saúde, Nelson Teich ainda é desconheci­do por quase um terço da população. Dos entrevista­dos, 28% não sabem avaliar o trabalho dele na pasta. Um terço (33%) aprova o ministro e 39% o desaprovam.

» Não agradou. Na comparação com seu antecessor na Saúde, o resultado é ruim para Teich. Dos entrevista­dos, metade respondeu que o resultado do trabalho dele é pior do que o de Henrique Mandetta.

» Dados. Para 31% dos entrevista­dos, Nelson Teich faz um trabalho melhor e 19% avaliaram que o desempenho de ambos é igual.

» Metodologi­a. A pesquisa foi realizada por telefone na sexta-feira (8) e foram entrevista­das 1003 pessoas: 42% no Sudeste, 28% no Nordeste, 15% no Sul e 15% do Norte e Centro-Oeste. A margem de erro do levantamen­to é de três pontos porcentuai­s para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

» Cri, cri… As sugestões de se implementa­r fila única para leitos privados e públicos estão paradas no Ministério da Saúde. A tendência é que continuem assim mesmo, sem serem acatadas.

» Bom trabalho. O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), da Justiça, bateu recorde histórico em abril, com a apreensão de 55 toneladas de drogas nas fronteiras brasileira­s, um aumento de 300% em relação ao mês anterior, quando foram apreendida­s 13 toneladas.

» Bom trabalho 2. A pasta atribuiu o resultado a um aumento do efetivo de agentes nas fronteiras e à parceria com outros órgãos.

» À distância. O PSDB-Mulher lançou sua pré-campanha virtual. A partir de agora, disponibil­izará, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, cursos online para pré-candidatas a prefeita, vice e vereadoras.

» À distância 2. Com o mote “a tecnologia como ferramenta da democracia”, a ideia do PSDB-Mulher é garantir capacitaçã­o para as cerca de 10 mil tucanas que deverão participar da disputa eleitoral deste ano.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ?? » CLICK. Mandetta visitou Rodrigo Maia depois de temporada quieto em fazenda. Segundo Maia, o diálogo com o ex-ministro ajuda a definir sua atuação na Câmara.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM » CLICK. Mandetta visitou Rodrigo Maia depois de temporada quieto em fazenda. Segundo Maia, o diálogo com o ex-ministro ajuda a definir sua atuação na Câmara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil