O Estado de S. Paulo

‘Já vivi muitas crises; essa também vai passar’, diz Lemann.

Jorge Paulo Lemann diz, em painel do Brazil Conference, que o importante é ficar calmo, ajustar-se às mudanças e inovar

- André Vieira

O empresário Jorge Paulo Lemann, fundador do grupo 3G Capital, disse que é importante manter o foco e seguir em frente diante do cenário de crise gerada pela pandemia do novo coronavíru­s. “Ja vivi muitas crises. Eu nasci cinco dias antes da Segunda Guerra Mundial”, disse o empresário de 80 anos, que contou que já atravessou de 10 a 11 crises ao longo de sua vida.

“É importante ficar calmo, ajustar-se às mudanças e inovar”, disse Lemann. Ele afirmou que sua estratégia passa por avaliar e pensar as melhores oportunida­des geradas pela crise, mas nunca desistir. “É importante seguir adiante. Esta crise, que deve ser maior do que muita gente pensa, vai passar.”

Lemann participou ontem, por videoconfe­rência, do Brazil

Conference at Harvard & MIT, evento anual promovido por estudantes brasileiro­s em Boston, nos EUA, transmitid­o pelo Estadão, em conjunto com o CEO da cervejaria venezuelan­a Polar, Lorenzo Mendoza, e Verônica Serra, da Innova Capital, ex-bolsista de Harvard.

Lemann reiterou que a educação é chave para o desenvolvi­mento dos países. “Eu tenho seis filhos, sete netos, gosto do Brasil e quero vê-lo ser um país competitiv­o e próspero.” Ele relembrou suas iniciativa­s de apoio à educação nas quais promove a distribuiç­ão de bolsas de estudo e incentiva programas de ensino aos professore­s. “O que eu faço é apenas uma gota no oceano das enormes necessidad­es que o Brasil precisa

para a educação.”

Entre as iniciativa­s, destacou o bilionário, estão os programas de apoio ao ensino público realizado no município de Sobral, no Ceará, bem avaliados pelo Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica (Ideb). “Temos investido em educação, assim como o Itaú e a Natura e muitas outras empresas. Há um progresso e uma consciênci­a desta necessidad­e”, disse o empresário. “Não estamos fazendo tão rápido como os outros países, mas o progresso tem acontecido, devagar, mas tem acontecido”, disse.

Ele contou o que mudou na sua rotina com a covid-19. Sem fazer viagens de negócios, o empresário diz que tem investido seu tempo, isolado com a família em sua casa na Suíça, lendo e pensando. “Eu costumava ficar o equivalent­e a 30 dias por ano dentro do avião, não mais do que uma semana em um lugar”, disse ele, que tem participad­o de reuniões à distância. “Estou amando o Zooming”, disse, sobre o sistema de videoconfe­rência.

“É importante seguir adiante. Esta crise, que deve ser maior do que muita gente pensa, vai passar.”

“É importante ficar calmo, ajustar-se às mudanças e inovar.”

Jorge Paulo Lemann

FUNDADOR DO GRUPO 3G CAPITAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil