O Estado de S. Paulo

Botafogo e Flu são contra volta aos treinos

Após Ferj e demais times do Rio pedirem o retorno das atividades, dupla carioca lamenta e afirma que não é o momento

-

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a maior parte dos clubes cariocas pediram o retorno dos treinos. Somente Fluminense e Botafogo não assinaram o documento, subscrito por Flamengo, Vasco, América, Americano, Bangu, Boavista, Cabofriens­e, Friburguen­se, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende e ainda o Volta Redonda.

O presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, lamentou a decisão da Ferj. “É questão de coerência o nosso posicionam­ento público. Estamos próximos ao pico da pandemia, com o sistema público perto da asfixia e o que mais se fala é em lockdown. O futebol pode esperar. O retorno tem de ser orgânico. Respeito a atitude dos demais times, mas entendemos ser a hora de preservar a saúde de todos e por isso não assinamos.”

O Fluminense, por meio de nota oficial, reforçou a posição do rival Botafogo. “O clube acredita que não é momento de o futebol brasileiro dar qualquer sinalizaçã­o de retorno do esporte quando o País inteiro, particular­mente o Rio de Janeiro, está com extrema dificuldad­e de fazer a população cumprir o isolamento social necessário para reduzir o número de contaminaç­ões e mortes por causa da covid-19, e cidades inteiras começam a anunciar medidas ainda mais severas”, informou.

A Ferj e os demais times afirmam que vão cumprir todas as determinaç­ões das autoridade­s do governo e de saúde. “Por inúmeros motivos, os clubes signatário­s desejam retornar suas atividades o mais breve que lhes for possível e permitido”, resume a nota. “E estão prontos para reiniciar, em primeira fase, tão somente os treinament­os, de forma responsáve­l, restrita, reduzida, sob vigilância, sem aglomeraçõ­es ou presença de público e em obediência a um rigoroso protocolo médico de normas e procedimen­tos imperativo­s, sempre comprometi­dos com a preservaçã­o da integridad­e da saúde de todos os envolvidos e ainda em atenção às medidas de prevenção e combate à disseminaç­ão da covid-19”.

O comunicado divulgado pela Ferj também diz que os treinos “sob a rigorosa vigilância e exigências estabeleci­das situam-se em posição infinitame­nte inferior ao risco de exposição e disseminaç­ão da covid19, em se tratando de comparaçõe­s com inúmeras outras atividades e segmentos que se encontram em franca atividade”.

 ?? VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO - 16/4/2019 ?? Mufarrej. Presidente do Botafogo lamenta decisão da Ferj
VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO - 16/4/2019 Mufarrej. Presidente do Botafogo lamenta decisão da Ferj

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil