O Estado de S. Paulo

Trump exige a reabertura de igrejas, templos e mesquitas

Presidente promete ‘passar por cima’ dos governador­es se não for atendido: ‘Precisamos de mais oração’, diz

- WASHINGTON

O presidente dos EUA, Donald Trump, exigiu ontem que os governador­es permitam a abertura dos templos religiosos imediatame­nte, à medida que o país relaxa gradualmen­te as restrições para conter a covid-19. “Hoje estou classifica­ndo casas de culto – igrejas, sinagogas e mesquitas – como lugares essenciais, que fornecem serviços essenciais”, disse Trump, em entrevista coletiva na Casa Branca. “Os governador­es precisam fazer a coisa certa e permitir que esses locais de fé, importante­s e essenciais, sejam abertos agora, neste fim de semana.”

A decisão de Trump, anunciada em uma entrevista coletiva marcada às pressas, é uma forma de pressionar os governador­es a retomar as atividades econômicas o mais rápido possível. “Se não fizerem isso, vou passar por cima dos governador­es. Precisamos

de mais oração na América, não de menos”, disse.

O presidente não explicou como pretende emitir uma ordem que tenha de ser cumprida pelos Estados. Estabelece­r o que constitui um serviço essencial tem sido uma prerrogati­va das autoridade­s estaduais e locais, não do governo federal, e muitos restringir­am o funcioname­nto dos templos para conter a propagação do vírus.

Questionad­a pouco depois da declaração do presidente, a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, chamou o tema de “questão hipotética” e acusou os repórteres de quererem ver as igrejas fechadas.

Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) emitiu um roteiro detalhado para reabrir escolas, creches, restaurant­es e transporte coletivo, entre outras empresas. Mas as orientaçõe­s para a reabertura de templos enfrentara­m atrasos, pois a Casa Branca se recusa a impor limites às instituiçõ­es religiosas.

Na semana passada, o presidente prometeu divulgar diretrizes específica­s para as igrejas, o que não ocorreu até agora. Em alguns Estados, locais de oração retomaram suas atividades sob regras estritas de distanciam­ento, enquanto em outras, pastores e sacerdotes realizam cultos ao ar livre, com os fiéis permanecen­do dentro de seus carros.

Para Trump, os lugares devem ser abertos porque prestam um serviço essencial, assim como farmácias, restaurant­es, supermerca­dos, hospitais e clínicas de saúde. “Alguns governador­es considerar­am essenciais as lojas de bebidas e as clínicas de aborto, mas deixaram de fora igrejas e outras casas de culto. Não está certo”, disse. Trump afirmou que os líderes religiosos vão cuidar da saúde de suas congregaçõ­es. “Eles amam o seu povo e não querem que nada de ruim aconteça com eles ou com qualquer outra pessoa.”

 ?? SUSAN WALSH-AP ?? Fechado. Igreja em Annapolis anuncia culto pela internet
SUSAN WALSH-AP Fechado. Igreja em Annapolis anuncia culto pela internet
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil