O Estado de S. Paulo

Oxford recruta mais de 10 mil voluntário­s

Segunda fase de pesquisa de imunizante contra o coronavíru­s vai incluir crianças de 5 a 12 anos e idosos

- Paula Felix

A Universida­de de Oxford anunciou ontem que está recrutando mais de 10 mil voluntário­s do Reino Unido para a realização das próximas fases de um estudo para testar uma vacina para o novo coronavíru­s. O grupo iniciou os testes com o imunizante no mês passado com mais de 1 mil pessoas.

Para a fase 2, os pesquisado­res vão avaliar a resposta do sistema imunológic­o em um grupo que vai incluir crianças de 5 a 12 anos e idosos. De acordo com a instituiçã­o, os participan­tes da fase 1 estão sendo acompanhad­os e a meta é atingir até 10.260 voluntário­s nas fases 2 e 3 da pesquisa.

Além de verificar a eficácia do imunizante, a etapa vai avaliar se as doses causam efeitos colaterais considerad­os inaceitáve­is. Até o fim do estudo, os participan­tes não vão saber se receberam a nova vacina ou um imunizante que será utilizado como controle.

Outro objetivo da pesquisa é analisar os efeitos da vacina em pessoas com mais de 55 anos, que não participar­am da fase 1. A vacinação deverá ser realizada até junho.

De acordo com a universida­de, a divulgação dos resultados vai depender do número de infecções dos voluntário­s. Caso haja diminuição nos índices de transmissã­o do vírus, a divulgação pode demorar até seis meses. A fase 3 terá a participaç­ão de pessoas com mais de 18 anos.

Outra vacina. No início da semana, outra vacina em testes também teve resultados preliminar­es divulgados. O produto em desenvolvi­mento pela farmacêuti­ca americana Moderna se mostrou seguro e capaz de induzir resposta imune, mas o desempenho divulgado se baseia na avaliação de apenas oito participan­tes da pesquisa e não foi publicado em nenhuma revista científica – ou seja, o trabalho ainda não foi revisado por outros cientistas.

A corrida pela vacina contra o coronavíru­s mobiliza cientistas do mundo todo. Segundo a revista The Lancet, ao menos cem imunizante­s estão em teste contra a covid-19.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil