O Estado de S. Paulo

Brasil tem 653 mortes e 15 mil novos casos em 24 horas.

Nas últimas 24 horas, Ministério da Saúde registra 15.813 novos pacientes infectados com covid-19 e anuncia mais 653 mortes

- Fabiana Cambricoli

O Brasil registrou 653 novas mortes por covid-19 e 15.813 novos casos da doença em 24 horas, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Com os registros, o total de vítimas fatais da pandemia no País foi a 22.666 e o número de infecções confirmada­s alcançou a marca de 363.211 pessoas.

Embora os números sejam inferiores aos registrado­s ao longo da última semana, quando o volume de contaminad­os e mortos bateu recorde, com 20.803 novas infecções na sexta-feira e 1.188 novos óbitos na quinta, ainda não é possível dizer que há desacelera­ção da pandemia no País, pois o total de confirmaçõ­es aos fins de semana costuma ser mais baixo que o dos dias úteis. Isso ocorre por causa da redução no funcioname­nto das estruturas de notificaçã­o.

O Estado brasileiro mais afetado segue sendo São Paulo, com 6.163 mortos pela doença e mais de 82 mil infectados.

Segundo balanço da Secretaria Estadual da Saúde, 91,8% dos leitos da Grande São Paulo

dedicados para covid-19 na rede pública paulista estavam ocupados neste domingo. É o segundo índice mais alto desde o início da pandemia.

O índice de ocupação dos leitos de UTI de todo o Estado continua inferior ao observado na região metropolit­ana, mas bateu recorde, o que mostra o avanço da doença para o interior

e litoral. Ontem, 75,7% dos leitos de UTI da rede pública paulista dedicados ao coronavíru­s estavam ocupados.

O Rio de Janeiro voltou a ocupar, como no início da pandemia, o segundo lugar na lista de unidades da federação mais atingidas. Já são 37.912 registros e 3.993 óbitos em território fluminense. Em seguida no ranking, aparece o Ceará, com 35.595 infecções e 2.324 óbitos.

O Brasil ocupa ainda a segunda posição entre as nações com mais casos de covid-19 no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que acumula mais de 1,6 milhão de infectados. Na lista de países com mais mortes acumuladas, o Brasil ocupa a sexta colocação.

Doação. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, postou no Twitter que conversou ontem com representa­ntes da Casa Branca e recebeu a notícia de que o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou a doação de mil respirador­es ao Brasil, dentro da estratégia de cooperação dos dois países para combater a covid-19.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Demanda alta. Sepultamen­to no cemitério de Vila Formosa
FELIPE RAU/ESTADÃO Demanda alta. Sepultamen­to no cemitério de Vila Formosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil