O Estado de S. Paulo

MP apura surto em 90 alunos de escola de cadete

- Priscila Mengue

Um surto do novo coronavíru­s deixou 90 alunos infectados na Escola Preparatór­ia de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, no interior de MG. O caso é apurado em procedimen­to preparatór­io do Ministério Público aberto após denúncia de pais de alunos da instituiçã­o, que funciona em regime de internato.

Segundo a Força Aérea Nacional (FAB), os 507 alunos foram testados para a covid-19 desde sexta, dia 22, antes do início de período de três semanas de férias e uma semana após o Conselho Tutelar identifica­r estudantes com gripe. Não há informaçõe­s de contaminaç­ão entre funcionári­os. De acordo com o MPF, a “grande maioria” dos alunos é menor de idade.

Ainda segundo a FAB, sete estudantes tiveram sinais “leves” da doença, enquanto os demais foram casos assintomát­icos.

O procedimen­to tramita na Procurador­ia da República de São João del-Rei e apura “as condições de vida e saúde dos alunos que se encontram em regime de internato na escola”.

Segundo a denúncia dos pais, os alunos ficavam em alojamento com cerca de 170 pessoas, com “espaço mínimo entre as camas e banheiro comunitári­o”. O Conselho Tutelar de Barbacena informa que os “alunos não estão tendo o direito ao isolamento” e “encontram-se com um de seus direitos violados, lançados a situação de risco/contaminaç­ão”. A escola informa ter “empenhado esforços para garantir a saúde e proteção” dos alunos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil