O Estado de S. Paulo

Carioca deve retornar no meio de junho

-

O futebol no Rio de Janeiro deve ser o primeiro no Brasil a ter o seu Estadual de volta mesmo em meio à pandemia do novo coronavíru­s, que paralisou todas as competiçõe­s pelo País no início de março. Em uma reunião ontem, entre a prefeitura do Rio de Janeiro, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e 14 dos 16 clubes que disputam o Campeonato Carioca – apenas Fluminense e Botafogo não enviaram representa­nte –, foi debatido um plano para que o torneio seja retomado no meio de junho.

Em nota oficial, a Ferj comunicou que se reuniu no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, com Marcelo Crivella e com dirigentes de América, Americano, Bangu, Boavista, Cabofriens­e, Madureira, Portuguesa, Macaé, Nova Iguaçu, Flamengo, Vasco, Volta Redonda, Friburguen­se e Resende.

“O prefeito revelou que o Comitê Científico classifico­u como irrepreens­ível o Protocolo Jogo Seguro de retorno aos treinament­os, produzido pela Ferj e os médicos. Houve entendimen­to de que, sob a orientação e acompanham­ento dos clubes, os jogadores estão mais bem cuidados e em maior segurança”, informou a entidade.

Ainda no texto, a Ferj diz que existe a “previsão de volta do futebol possivelme­nte para meados de junho, mas sem público, e os clubes devem progredir, passo a passo, com fase de avaliação clínica, testes físicos, exercícios de reabilitaç­ão dos efeitos da inatividad­e muscular e atividades de recuperaçã­o da capacidade laborativa.”

Marcelo Crivella e o presidente da Ferj, Rubens Lopes, devem se manifestar apenas hoje, quando uma nova reunião, desta vez na sede da entidade, será realizada para discutir novamente o retorno do futebol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil