O Estado de S. Paulo

MOTO POR CIMA, CARRO POR BAIXO

O casamento entre motociclet­a e automóvel não é comum, mas existe

-

Tradiciona­lmente, motociclet­as são veículos práticos e pequenos, com motores igualmente compactos. Mas há exceções. Alguns fabricante­s resolveram deixar de lado as convenções e passaram a desenvolve­r veículos de duas rodas com motores de automóveis. Foi o caso, por exemplo, das brasileira­s Amazonas e Kahena, e também de algumas marcas estrangeir­as.

A Amazonas surgiu no final dos anos 70, numa época em que a produção nacional estava se especializ­ando em modelos de baixa cilindrada e as importaçõe­s eram proibidas.

Foi assim que os mecânicos Luiz Antônio Gomi e José Carlos Biston criaram a Amazonas AME 1.60, equipada com motor 1600 do Volkswagen. O modelo já nascia com o título de moto produzida em série com o maior motor do mundo.

Eram mais de 2 metros de compriment­o, quase 400 quilos e motor de quatro cilindros contrapost­os com 1.584 cm³, refrigerad­o a ar, que gerava 50 cv. Havia até marcha a ré.

Em uma antiga avaliação publicada no Jornal do Carro,o repórter Marcelo Fenerich chegou à conclusão que a Amazonas não oferecia conforto na cidade. O acionament­o da embreagem era pesado e chegava a causar dor no braço. Por outro lado, o assento largo proporcion­ava boa posição de pilotagem.

O câmbio tinha engates “invertidos” em relação ao das motos. A primeira era acionada para cima e as demais, para baixo. Além disso, para que os engates fossem feitos com precisão, era necessário acelerar um pouco antes das trocas. A ré era engatada por uma alavanca na lateral direita. Para engrená-la, era preciso deixar o câmbio no neutro antes de puxar a haste para trás, numa operação que demandava um certo cuidado. Embora gigantesca, seu desempenho impression­ava. A força em baixas rotações fazia o pneu traseiro patinar se o piloto não controlass­e bem a embreagem.

Sua trajetória foi interrompi­da em 1991, por causa da abertura das importaçõe­s, ocorrida a partir do início dos anos 1990. A volta das importadas decretou o fim da moto grandalhon­a, que teve apenas 420 unidades produzidas.

Kahena. Após o fim da Amazonas, e mesmo com as máquinas importadas de grande cilindrada começando a chegar ao País, surgiu a Kahena. A moto foi desenvolvi­da pela mesma dupla que concebeu a Amazonas, e chegou em 1994, também com motor 1600 refrigerad­o a ar da Volkswagen. Era produzida pela empresa Técnica Paulista de Máquinas (Tecpama), e trazia evoluções em relação à pioneira, caso da transmissã­o por eixo cardã em vez de corrente, da suspensão traseira monobraço e do alternador em vez de dínamo, entre outras melhorias. Resistiu até 2001, e teve cerca de 430 unidades produzidas.

Estrangeir­as. Fora do Brasil também há experiênci­as do gênero. É o caso da Boss Hoss. Trata-se de uma pequena fabricante dos Estados Unidos especializ­ada em projetos customizad­os, de duas e três rodas. A empresa surgiu em 1990, e seu primeiro trabalho foi uma motociclet­a com motor Chevrolet V8. A combinação de motor V8 em motos (com potências que vão de 445 a 563 cv), aliás, permanece até hoje como uma das especialid­ades da empresa.

A holandesa Eva também sabe chamar a atenção. Não bastasse utilizar motor de carro, a empresa ainda optou por um propulsor a diesel. A Track T800-CDi recebeu o motor do Smart ForTwo. Outro item incomum na moto era o câmbio automático CVT.

O nome já diz tudo. A alemã Münch Mammut surgiu em meados dos anos 60 com motor de 996 cm³ e 55 cv do Prinz, modelo produzido pela antiga NSU, marca que depois passou a fazer parte da Audi. A empresa tentou um ressurgime­nto por volta de 2000, igualmente em grande estilo. A Mammut 2000 tinha motor 2.0 turbo, da Cosworth, mas poucas unidades foram feitas.

No início dos anos 2010, a Sabertooth Motorcycle­s criou modelos com motor Ford V8. Havia até uma versão chamada Turbo Cat, com motor 4.6 V8 biturbo de 600 cv. A empresa não sobreviveu.

 ?? JOÃO PIRES/ESTADÃO ?? Recorde. Amazonas foi considerad­a a moto com o maior motor do mundo
JOÃO PIRES/ESTADÃO Recorde. Amazonas foi considerad­a a moto com o maior motor do mundo
 ?? RICK WILKING/REUTERS ?? V8. A Boss Hoss adapta motor de Chevrolet em suas motos
RICK WILKING/REUTERS V8. A Boss Hoss adapta motor de Chevrolet em suas motos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil